O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizará na próxima segunda-feira (14/05) o curso gratuito de Atendimento de Múltiplas Vítimas e Segurança Viária, por meio do programa Capacita Mais Samu. Destinado para profissionais da área de Saúde, o treinamento começará às 8h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel e terá a parte da manhã voltada para palestras e o período da tarde para a realização de simulado prático.
A abertura do evento terá a apresentação da secretária municipal de Saúde, Simone Costa, para falar sobre os projetos e investimentos da área realizados na cidade. Em seguida, às 9h30, a médica do Samu Maria Emília falará sobre a instituição. Já às 10h, o enfermeiro do Samu Hans Bossan fará a apresentação do tema “Método Start Atendimento e Múltiplas Vítimas” que discorrerá sobre a importância da classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência. Em seguida, às 10h30, o tema “Extricação” será desenvolvido pelo técnico de enfermagem do Samu Renan Monteiro, que explicará sobre a processo de retirada em segurança da vítima de dentro de um veículo (neste caso a extricação consiste no corte e desmontagem do carro até que se permita a retirada da vítima).
Dando prosseguimento às palestras, às 11h, o Cabo PM Rafael Nunes Cortes irá abordar o tema Convívio Social, e, às 11h30, o Cabo PM e Instrutor de curso de Patrulheiro Rodoviário, Leonardo Matoso, irá discursar sobre a importância do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPVR) o auxílio em ocorrências do Samu em vias públicas. E, às 12h, encerrando a parte teórica, será a abordagem do tema “Análise de Percepção de Risco”, pelo Major Bombeiro e comandante do destacamento de Maricá, Anderson Gomes.
Após a pausa para o horário do almoço, às 14h, o treinamento retorna para a realização do simulado com a atuação da equipe do Samu que mostrará na prática como deve ser realizado o salvamento de vítimas ocasionadas por um acidente entre ônibus e carro.
O coordenador de base do Samu de Maricá, Leonardo Ribeiro, destaca a importância do curso para aprimorar e reforçar os conhecimentos necessários à prática da profissão. “É sempre necessário buscar a troca de informações para se reciclar e se atualizar. Nosso objetivo é capacitar constantemente nossos profissionais para oferecer um melhor atendimento á população”, concluiu.
Fotos: Katito Carvalho
Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click