Clínica de ortodontia oferece tratamento gratuito a pacientes
O sorriso é nosso cartão de visitas, todo mundo sabe. Mas não são todas as pessoas que têm um sorriso perfeito. Os dentes tortos ou mal posicionados podem provocar dificuldade para mastigar e engolir os alimentos, alterar a fala e dicção, favorecer a respiração pela boca e, consequentemente, gerar falta de saliva, além de serem mais suscetíveis às cáries e comprometerem a autoestima, já que afetam sensivelmente a estética.
Em Maricá essas dificuldades estão sendo minimizadas.Quem não tem condição de arcar com um tratamento para correção desse tipo de problema conta agora com a Clínica de Ortodontia do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão que oferece colocações de aparelhos fixos e removíveis. Com isso, mais moradores têm a oportunidade de cuidar do sorriso de forma gratuita.
O técnico em radiologia Leandro Queiroz é morador de São José de Imbassaí e colocou o aparelho, junto com um dos seus filhos. “É uma oportunidade única. Fazer esse tipo de tratamento não é tão barato. É bom que seja oferecido para quem não tem condição para arcar com esse tratamento”, comentou.
Segundo o cirurgião dentista Richard Alter Seal, ter os dentes saudáveis e alinhados não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. “Ter um sorriso bonito e uma mordida correta beneficia diversos fatores, como o sono e a respiração. A pessoa também passa a mastigar e a falar adequadamente, além de claro, aumentar a autoestima e o bem-estar. Um programa como esse oferece um serviço para quem realmente precisa e não tem condições de manter uma manutenção”, relatou.
Para Suany Marins, coordenadora do CEO, a ortodontia gratuita no município é mais um avanço na área de saúde bucal. “A ortodontia, antigamente, só era ofertada nas clínicas particulares e hoje em dia conseguimos trazer para Maricá uma clínica totalmente gratuita para os moradores. Essa é mais uma marca da gestão e que passou a ser prioridade”, disse.
Suany ainda faz um pedido aos pacientes aptos para a colocação do aparelho, mas que ainda estão na fila de espera. “Ainda temos muitos pacientes esperando o nosso retorno, pois estão prontos para a colocação, mas, infelizmente, não conseguimos contato através do telefone informado na ficha. Pedimos para os pacientes que já tenham deixado seus encaminhamentos aqui, que nos procure que iremos atendê-los”, explicou.
Para que o paciente seja admitido na Clínica precisa estar com a saúde bucal em dia e ter o encaminhamento do dentista da rede, que atende nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) dos bairros e nos postos de saúde de São José, Ponta Negra e Santa Rita. O encaminhamento para a colocação de aparelho fixo ou removível será mediante análise do dentista, que irá encaminhar para o CEO, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fotos: Elsson Campos
Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click