Muitas cidades estão retomando suas atividades, inclusive reabrindo alguns pontos turísticos, mas sempre seguindo e respeitando as orientações dos órgãos competentes.
Em Maricá, para orientar os estabelecimentos sobre as normas e protocolos de proteção sanitária e os decretos municipais que regulamentam as atividades, a Secretaria de Turismo criou o programa “Maricá Recebe, Maricá Protege”.
Foram redigidos dois manuais de boas práticas para Meios de Hospedagem e Boas Práticas para Bares e Restaurantes que reúnem uma série de medidas e práticas de prevenção, controle e contenção de riscos de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos de vigilância sanitária. Também é obrigatório o cumprimento dos decretos municipais que regulamentam o retorno seguro das atividades.
“Equipes nossa estão junto com equipe do Convention Bureau rodando as pousadas e restaurantes para passar informações necessárias nesse momento para que os empresários entendam a necessidade de mudar toda forma de cuidado com clientes e hóspedes”, explica José Alexandre, Secretário de Turismo de Maricá.
O objetivo é evitar ou reduzir, ao máximo, a transmissão pelo novo coronavírus e demais vírus respiratórios durante o tempo em que as pessoas utilizarem os equipamentos turísticos da cidade.
“Temos o selo do Turismo Consciente criado pelo estado para mostrar quais cidades estão preparadas para receber os turistas bem e com segurança, principalmente na questão receptivo ligando as áreas do atrativo rural e turismo de aventura que são os principais que estamos trabalhando nesse momento”, explica o secretário.
Maricá com toda sua exuberante natureza e com tantos atrativos, está se preparando da melhor forma para continuar recebendo de forma segura todas as pessoas que procuram no município um lugar de descanso em tempos tão difíceis.