spot_img

Leia a nossa última edição

Trem de Maricá

Um dos capítulos mais importantes e significativos da história maricaense foi o da construção da Estrada de Ferro Maricá. Ainda no século XIX, mais exatamente em 1887, surgiu na comunidade de Maricá a ideia de se construir uma Estrada de Ferro. Os membros mais proeminentes da sociedade local se reuniram e formaram uma comissão composta pelos ilustres representantes doutor Barbosa de Oliveira, Caetano Rodrigues, Cesário Alvim, Barão de Inoã, Padre Araújo Gama, Padre Henriques e o Coronel Joaquim Mariano Álvares de Castro. Menos de um ano depois, no dia 10 de janeiro de 1888, ano que fi caria marcado pela assinatura da Abolição da Escravatura no Brasil, reunia-se na fazenda do Vigário Araújo Gama, a diretoria da estrada de Ferro maricá. A ideia entusiasmou a comunidade e mobilizou as energias maricaenses, que foram tão intensas que já em 1889, ano da elevação de Maricá da categoria de Vila para cidade, era inaugurado o primeiro trecho desta magnifíca empreitada, ligando a localidade de Alcântara, em São Gonçalo, à Itapeba, em Maricá. Pouco tempo depois, em 1894 era inaugurada a Estação no Centro, alongando-se até Manoel Ribeiro, que na época era um dos principais centros econômicos da região, devido a sua riquíssima produção agrícola. Cabe ressaltar que toda esta empreitada de construção da Estrada de Ferro, de Alcântara à Manoel Ribeiro, foi realizada sem que tivesse um único centavo dos cofres do império. Todos os recursos financeiros e materiais foram mobilizados pela própria comunidade. O auxílio do poder público só veio anos mais tarde quando, já sob a política nacional desenvolvimentista de Getúlio Vargas, a Estrada de Ferro Maricá foi incorporada à Central do Brasil e seu percurso ampliado até Cabo Frio. Anos a fio o trem foi o principal elemento de integração de Maricá com Niterói e com os municípios da Região dos Lagos. Era também um importante instrumento de desenvolvimento econômico, transportando para os centros consumidores os frutos da intensa produção agrícola local e trazendo para a cidade os produtos manufaturados que abasteciam o nosso mercado consumidor. O pescado constituía-se neste período em uma das maiores riqueza de Maricá, tendo a cidade ocupado durante toda a primeira metade do século XX a liderança no ranking da produção de pescado do estado. O trem era o meio de transporte para escoar a produção pesqueira até Niterói e São Gonçalo.

Últimas Noticias

LEIA MAIS