Em Maricá, área pública é transformada em horta comunitária

0
194

Uma área pública de aproximadamente 17 mil m² localizada na Rua Bértula, no Condado, recebeu a implantação de uma horta comunitária, um espaço agroecologico para os moradores do bairro.

Já começaram a ser cultivadas alface, chicória, cebolinha, beterraba, repolho e sementes como coentro e mudas de árvores frutíferas. No local, é feito também a compostagem, que vira adubo para fortificar a própria produção e moradores podem levar para casa.

O processo da compostagem é simples: depois de recolher o capim retirado dos canteiros das ruas pelas equipes de conservação ou ainda receber o resíduo da grama aparada no quintal dos moradores locais, o material é coletado, separado, colocado no Sol e molhado periodicamente para acelerar o processo de decomposição. Em aproximadamente um mês de tratamento, esse resíduo está pronto para ser utilizado como adubo na horta comunitária.

Foto Clarildo Menezes

O espaço possui árvores frutíferas como jaqueira, bananeira, goiabeira, cajueiro, pé da fruta do conde e espécies que são difíceis de serem encontradas na região, como o Pau-brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui