O primeiro Festival de Artes Cênicas de Maricá (Festacem), realizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, entre os dias 6 e 12 de outubro, recebeu mais de dez mil pessoas nas 28 apresentações de teatro exibidas em quatro palcos da cidade: Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá; Lona Cultural de Itaipuaçu; Praça Nossa Senhora das Graças, em Ponta Negra; e orla do Parque Nanci.
O festival ofereceu espetáculos para crianças, à tarde, e reservou o período da noite para apresentação de peças destinadas ao público acima de 14 anos – a exceção é o último dia do evento, 12 de outubro, quando foram exibidas peças voltadas somente para o público infantil, em comemoração ao Dia das Crianças.
“O teatro é uma arte milenar que a indústria cultural não conseguiu capturar, e colocar as artes cênicas ao alcance da população é ouvir os gritos da sociedade de perto. A representação é a arte do encontro com o ritual mágico numa interpretação que reinventa o existir. Viva o teatro!”, comentou o secretário de Cultura, Sady Bianchin.
O festival contou com a presença de artistas de grande sucesso nacional, entre eles Paulo Betti, que no domingo (09/10) e na segunda-feira (10/10) apresentou o seu monólogo “Autobiografia Autorizada” para cerca de 100 pessoas na Lona Cultural de Itaipuaçu.“Contei para Maricá um pouco da minha fixação pela memória da minha infância e adolescência. Durante meus dias nos eventos, compartilhei fotos, detalhes, que ao mesmo tempo foi poético. Compartilho com o intuito de provocar risadas, emoções, distrair, gerar entretenimento e passar minha história”, resumiu o ator Paulo Betti, dizendo que amou a cidade.
“Eu amei Maricá. Andei de bicicleta, adorei saber que 99% dos alunos são bolsistas pela Prefeitura. Adorei a cidade e estou apaixonado por Maricá”, finalizou o artista.Mais de dez mil pessoas compareceram ao evento que apresentou 28 peças em sete dias, sendo oito por dia, totalizando 55 exibições para a população, pois algumas peças aconteceram mais de uma vez nos quatro palcos espalhados pela cidade.