Fotos: Vinicius Manhaes
A equipe do Brasil começou a 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol com o pé direito.
Na abertura, que aconteceu na noite de quarta-feira (26/04), na arena montada na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá, o time venceu os Estados Unidos, nas categorias feminina e masculina, que aconteceu na noite de quarta-feira (26/04), na arena montada na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá.
Já no segundo dia, nesta quinta-feira (27), o Brasil ganhou da Argentina com o placar final de 18×19.
Com entrada gratuita, a arena é a maior já vista em um evento da modalidade, com capacidade para cerca de 3.500 pessoas. Além do Brasil e Estados Unidos, a etapa terá participação das seleções do Portugal, Argentina, México, Uruguai e Chile com jogos que acontecem até o próximo domingo (30/04). O evento tem apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Para o diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Gulliver Esteves, a competição ajuda a pleitear uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, e o município está mais do que preparado para receber a etapa. “Esse é mais um passo dado até o nosso objetivo final: queremos mudar a realidade em nosso país e também no mundo. A etapa do Global Tour é um evento que a gente está fazendo em parceria com a Prefeitura de Maricá. Estamos mostrando que a cidade, além de ser a capital nacional do handebol de praia, agora é a capital internacional da modalidade, sendo uma referência mundial”, afirma.
Handebol de Praia (Beach Handball)
O Handebol de Praia tem muita similaridade com o Handebol tradicional, cujo objetivo é marcar mais gols que o adversário. O esporte é disputado em dois tempos de 10 minutos, com intervalo de cinco entre os períodos. Em caso de empate em um dos períodos, é realizada uma jogada extra em que a equipe que marcar primeiro vence. Será ganhador o time que vencer os dois tempos. Caso haja empate, acontece o chamado “shoot-outs”, que são tiros de seis metros para definir um vencedor. Cada equipe terá cinco oportunidades de arremesso.