Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando uma série de melhorias na Unidade de Pronto Atendimento Municipal (Upam) Santa Rita, localizada em Itaipuaçu. Por conta das obras de ampliação e readequação estrutural do espaço, temporariamente, a entrada dos pacientes foi realocada para a parte de trás da unidade, com acesso pela Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), próximo ao entroncamento com a Rua Douglas Marques Rienti (antiga Rua 83). No local, foram instaladas tendas provisórias para acomodação e acolhimento da população que aguarda por atendimento.
O serviço de urgência e emergência segue funcionando normalmente, atendendo 24 horas por demanda espontânea (portas abertas). A unidade é fundamental para oferecer assistência em saúde qualificada e efetiva aos moradores do quarto distrito, de bairros próximos, assim como para turistas da região. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 15.739 atendimentos no local, número que representa um crescimento de 53% em relação ao mesmo período de 2022, o que reforça a importância do Pronto Atendimento Santa Rita.
As obras no espaço foram iniciadas no segundo semestre de 2022 e tem término previsto para o fim deste ano. Dentre as melhorias que serão implementadas nesse período, estão: um novo espaço de acolhimento climatizado e fechado, oferecendo mais conforto para pacientes e acompanhantes; reestruturação e ampliação do setor de Trauma, com adição de um leito de isolamento; realocação da entrada para a lateral da unidade; dois novos consultórios médicos serão criados; ampliação da farmácia; nova sala para o setor administrativo; e construção de um novo banheiro para os funcionários.
As adequações no Pronto Atendimento Santa Rita continuam em andamento, com a conclusão da área que abrigará os resíduos e a transferência do consultório odontológico para o interior da Unidade de Saúde da Família (USF) de mesmo nome, que funciona em espaço anexo. Além disso, foi construída uma nova recepção e entrada para a USF Santa Rita.