Três anos do Hospital Dr Ernesto Che Guevara, inovação na saúde e esperança na pandemia

0
144

Maricá comemora nesta segunda-feira (1º/05), Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, os três anos da inauguração do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. O Hospital chegou trazendo inovação para a saúde de Maricá e esperança durante a pandemia de Covid-19.

Desde a sua abertura, em 2020, mais de 3.300 vítimas da Covid-19 passaram pelos cuidados dos dedicados profissionais de saúde, milhares de vidas foram salvas e sonhos recuperados. O Che foi fundamental como referência no atendimento aos pacientes com coronavírus, dando suporte à população de Maricá e toda Região Leste Fluminense principalmente as cidades vizinhas São Gonçalo e Itaboraí.

Foto: Gabriel Reis

A unidade conseguiu não só integrar toda a rede local de combate à pandemia, ampliando a capacidade total de atendimento na cidade, mas também criando um fluxo eficiente com anteparo do Hospital Conde Modesto, do Posto Santa Rita e da UPA de Inoã. A estrutura de 10 mil m² de área construída e 13 mil m² de área total, tornou-se um legado para a cidade e para Estado, unindo qualidade e segurança.

O hospital conta com tecnologia somada a equipamentos de ponta, além de contar com mais de mil colaboradores. A unidade começou a atender trauma a partir de janeiro deste ano.

O hospital tem capacidade de realizar exames e cirurgias gerais, ortopédicas, vasculares, neurológicas e pediátricas.De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade conta com quatro leitos direcionados a adultos, um leito pediátrico e uma sala amarela; com seis leitos adultos e três pediátricos de retaguarda.

A localização do hospital também é estratégica para agilizar os atendimentos de urgência. A unidade fica às margens da RJ-106, na altura de Inoã, permitindo um deslocamento mais rápido das ambulâncias.No local serão atendidos apenas pacientes socorridos pelo Samu, Corpo de Bombeiros ou transferidos de outras unidades de saúde da cidade. Os atendimentos de urgência e emergência para a população geral continuarão sendo realizados no Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

O Hospital Che Guevara foi idealizado na gestão do Quaquá como prefeito de Maricá mas as obras só foram concluídas em 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui