Maricá recebe Congresso Nacional de Hidrogênio nesta segunda-feira (29/05)

0
116

A cidade de Maricá vai receber a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Hidrogênio a partir desta segunda-feira, 29 de maio, na orla da Barra de Maricá, reunindo representantes de mais de 30 entidades brasileiras e internacionais, entre órgãos públicos, empresas e associações de diferentes países, como França, Espanha e Reino Unido. Com o tema “Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização com o uso do Hidrogênio”, o evento vai até quarta-feira (31/05) e é organizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio, em parceria com a Prefeitura de Maricá. A iniciativa reforça o pioneirismo da cidade na adoção de políticas para o desenvolvimento de diversas cadeias de valor para o hidrogênio, em especial a sua comercialização e uso.

Parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Coppe /Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o protótipo do ônibus movido a hidrogênio estará em exibição no evento. O estudo da tecnologia faz parte dos planos do município para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade até 2038.  O investimento total é de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe com diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio. Hoje, a cidade dispõe de uma frota com 115 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT) sem qualquer custo para a população.

“Maricá é uma cidade que pensa e olha para o futuro, sendo pioneira na adoção de iniciativas para uso do hidrogênio em larga escala. É uma alegria enorme receber, aqui no município, empresas e especialistas comprometidos com a implementação dessa energia limpa tão importante para o desenvolvimento sustentável. Tudo isso terá impacto positivo enorme na vida das pessoas, não só aqui da nossa cidade, mas do país inteiro”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

Uma feira com produtos, tecnologia e equipamentos de ponta relacionados ao uso do hidrogênio acontecerá simultaneamente ao congresso com exposição em estandes de mais de 30 empresas, além de diversos órgãos e instituições públicas e privadas. A feira, que será aberta à população, é uma oportunidade para ampliação do conhecimento em torno dos diversos tipos de usos do hidrogênio, além de ser um espaço para reuniões e trocas de informações com especialistas e com o público.

Maricá também terá um estande na feira para apresentar as ações que estão sendo realizadas pelo município para desenvolver a cadeia produtiva do hidrogênio, incluindo informações sobre os Vermelhinhos Sustentáveis e as legislações para fomento da energia limpa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui