Um dos E-sports mais populares do Brasil e do mundo, o LoL (League of Legends) não podia ficar fora da programação do Maricá Games, evento gratuito que acontece na Barra de Maricá até o dia 25/06. A final do campeonato do jogo aconteceu neste domingo (18/06), em um duelo de Titãs entre as equipes INTZ A2E-UFF e Minerva-UFRJ, na Arena E-sports.
Com uma arquibancada cheia, os confrontos foram realizados em uma série de melhor de cinco (MD5) na Arena E-sports e contou com a narração de Gabriel “GGMotta” Motta e comentários de Vodan “AQuietmage” Oliveira, além da apresentação de Dayane “MedusaGamer” Amaral.
Medusa, que também esteve no comando do campeonato de LoL da primeira edição, relembra que o primeiro trabalho com games foi em Maricá, em 2019.
“Foi ali que eu percebi que podia seguir carreira nessa área. Então é muito especial voltar e eu sempre sou bem recebida. É muito bonito ver a festa que está acontecendo, as crianças vindo conhecer esse universo do e-sport e vendo que, futuramente, isso pode ser trabalho pra eles também”, contou.
As partidas também tiveram transmissão ao vivo no canal da @onfireprodutora na plataforma de streaming Twitch.tv.
A moradora de Itaipuaçu Maiara Testa, de 18 anos, esteve nas arquibancadas da Arena E-sports assistindo a todas as partidas do jogo eletrônico desde sábado. Segundo ela, que também acompanhou a primeira edição do Maricá Games, em 2022, é muito bom ter a experiência de ver um campeonato ao vivo.
“Estou torcendo para a INTZ porque eles são da UFF, que também é minha universidade, mas eu não conhecia a equipe. Então, acho que esse tipo de iniciativa é muito bacana para mais pessoas conhecerem os times e o jogo. Eu jogo LoL, mas gosto mais de assistir, é muito divertido”, afirmou.
Vencedores
Após quatro partidas, a equipe Minerva-UFRJ sagrou-se vencedora do Campeonato, por 3 a 1.
Para o jogador do Minerva, conhecido como “Miguel, o Grande”, é muito importante Maricá oferecer esse tipo de competição, algo que, segundo ele, é escasso no Rio de Janeiro. “Gostaria de agradecer pela realização do evento, é muito bom ganhar. UFRJ é a melhor do Rio, melhor do Brasil, não tem para ninguém”, comemorou.
Durante a premiação, foram entregues os troféus de campeão e vice-campeão. Além de uma taça para Victor “Tunico” Ferreira, do Minerva, eleito o melhor jogador da partida (MVP – Most Valuable Player) e homenagens individuais para os atletas finalistas.
“O Maricá Games é um evento que oferece oportunidade não apenas para quem joga LoL, mas para todos que gostam de outros e-sports”, analisou Vinícius “Cinnabar”, do INTZ A2E-UFF.
O Maricá Games, maior evento gamer gratuito do Rio de Janeiro, é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Secretaria de Educação.