Por Gabriela Rodrigues
Não é novidade para ninguém que Maricá é reduto de grandes artistas. Dentre os nomes que presenteiam nossa cidade com talento, há um que merece destaque. Ronaldo Valentim, de 55 anos, é natural de Taperoá, na Paraíba e deixou a terra de Ariano Suassuna e Vital Farias para trazer todo o carisma e musicalidade aperfeiçoados ao longo da carreira para a cena maricaense.
Envolvido com a música desde criança, sua história parece ter saído de um livro. O menino do interior visitou a cidade grande para assistir a um espetáculo de circo, e o que lhe chamou mais a atenção foi o trabalho dos músicos. No dia seguinte, retirou o arame de um caderno, prendeu em uma tábua e criou o próprio violão para brincar de tocar e criar músicas. Aos doze anos, recebeu da mãe, que morava no Rio de Janeiro, uma quantia em dinheiro para que pudesse então comprar o primeiro violão, e a partir daí, aos poucos começou a dedilhar.
Desde que foi escolhido pela música, não desviou mais desse caminho. Conheceu Maricá em 2002, acompanhando alguns amigos que já tocavam aqui e fez algumas apresentações na
cidade.
´´Foi em 2004 que me mudei definitivamente para Maricá. Então tive a oportunidade de
conhecer um grupo de pessoas com pensamentos e ideais inspiradores, pessoas que
desejavam fazer uma revolução na cidade, como Zeidan, Quaquá, Andrea Cunha e Fabiano
Horta.
Hoje, além de performar por todo o estado, Valentim também está engajado em diversos
projetos sociais junto à Secretaria de Cultura de Maricá, como na Contação de Histórias, na
composição do samba para o projeto “Sim, eu posso”, que é uma iniciativa que visa alfabetizar
jovens, adultos e idosos na cidade, além de ser responsável por composições musicais para as histórias dos bairros.´´
Confira o refrão da música “O mar de cá”, criada para Araçatiba:
Hoje eu estou tão feliz
Eu vou sair e levar você.
Agradecer o pôr do sol
A vida numa boa
Ser pessoa é ser simples.
Assim como a beleza da lagoa: de Araçatiba!
Valentim já é figurinha conhecida nos diversos eventos promovidos pela cidade. E mesmo com um currículo extenso, o artista consegue se lembrar com carinho de cada apresentação. Dentre as oportunidades que teve para cantar, a que ele considera mais especial foi a abertura do show do cantor Jorge Vercillo na Praça Orlando de Barros Pimentel, em 2012. Para o cantor e compositor, 2022 foi um ano de aprimoramento, com muitos desafios para superar, mas com muitas conquistas na área da cultura. E Valentim já faz seus votos para o ano que se aproxima, para sua carreira e para todo o povo maricaense.