Plataforma comercializa ativos ambientais com empresas e cidadãos, afim de contribuir com a preservação ecológica na cidade
No mês de setembro, a plataforma de comercialização de ativos ambientais Mumbuca Verde completou um ano, desde seu lançamento. Desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em parceria com a Govtech Tesouro Verde, pertencente à greentech BMV Global, a plataforma tem o objetivo de envolver toda a sociedade na transformação ecológica, garantindo a preservação ambiental em Maricá.
Cada ativo comercializado representa a conservação de uma determinada área de mata nativa. Pela plataforma, empresas e cidadãos podem obter selos de certificação por investirem em práticas de sustentabilidade. Atualmente o investimento no meio ambiente é uma demanda do mercado e de consumidores, em que selos verdes abrem novos mercados para produtos, ampliam e fidelizam consumidores.
O certificado gerado pela plataforma é o Selo Sustentabilidade Mumbuca Verde. Ele oferece às empresas uma série de benefícios, como uso de práticas ESG, acesso a crédito com juros menores, preferência em licitações, acesso a incentivos públicos etc. Para as pessoas físicas, também é gerado um selo, demonstrando a responsabilidade socioambiental do investidor.
Como funciona a Mumbuca Verde
Mumbuca Verde é uma plataforma onde pessoas e empresas de qualquer porte podem calcular e compensar os impactos ambientais que causam. O usuário insere todas as informações sobre o consumo de combustíveis, água, eletricidade e outros parâmetros referentes a 12 meses. O cálculo das emissões é feito, e o valor para pagamento é processado. Tudo pode ser resolvido on-line, acessando o site https://www.plataformatesouroverde.com.br/#/partners/MV