Quaquá indica dez vereadores eleitos como secretários e abre espaço para bancada feminina na câmara

0
566
Foto: Divulgação

Anúncio oficial dos novos secretários será feito em entrevista coletiva na próxima segunda-feira (11/11)

O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, começa a dar forma ao seu terceiro mandato à frente da prefeitura. Segundo sua assessoria, dez vereadores eleitos serão nomeados para secretarias municipais. Com isso, haverá uma profunda mudança na configuração do Legislativo da cidade, com os suplentes assumindo as cadeiras dos vereadores que irão ocupar os cargos de governo.

Uma das principais mudanças, e objetivo do prefeito eleito, será o significativo aumento da bancada feminina na Câmara de vereadores. Além das duas mulheres eleitas, Rita Rocha, do PT e Adriana Costa, do PDT, subirão mais três mulheres para a Câmara: Andrea Cunha, do PT; Kelly Bernardos, do PT; e Chris Correa, do PDT. “Na legislatura passada, nenhuma mulher se elegeu, e apenas Andrea Cunha assumiu como suplente”, lembra Quaquá. As mulheres agora vão ser maioria na bancada petista, com quatro das sete cadeiras.

O novo secretariado municipal terá o Partido dos Trabalhadores, que elegeu sete dos vinte e um vereadores, como protagonista, com cinco nomeações para o primeiro escalão: André Casquinha vai para Transportes e Postura; Helter Ferreira será secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Filipe Bittencourt, de Esportes; Jorge Castor cuidará de Relações Internacionais; e Robgol, de Bem Estar Animal. Com isso, assumem os mandatos os suplentes Igor Corrêa, Andrea Cunha, Kelly Bernardos e Chris Correa.

O PDT deve emplacar o vereador eleito Danilo Santos na Defesa Civil, abrindo a vaga para o suplente Julio Carolino. No PSD, Quaquá vai escalar Bambam para ser secretário de Habitação, Marcinho da Construção para a pasta de Trânsito e Rony Peterson para Eventos. O prefeito eleito já convidou o primeiro suplente, Xandi de Bambuí, para a Secretaria de Pesca. As três vagas, portanto, serão ocupadas pelos suplentes Fabricinho, Robson Dutra e Felipe Auni.