Espaço possui 11 consultórios e realizará cerca de 200 atendimentos por dia, com agendamento da Central de Regulação
A Prefeitura de Maricá inaugurou nesta sexta-feira (06/12) o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Itaipuaçu, voltado ao atendimento de demandas especializadas de saúde bucal dos moradores do distrito e também da região de Inoã, com agendamento pela Central de Regulação. No local, serão realizadas aproximadamente 200 consultas por dia, de segunda a sexta-feira, em uma estrutura completa, que inclui 11 consultórios, clínica de imagem com tomógrafo e laboratório de prótese dentária.
O CEO de Itaipuaçu é a primeira unidade odontológica a contar com o serviço de sedação consciente na Região Metropolitana 2, além de ser a segunda no Estado do Rio de Janeiro a contar com esse serviço. Isso permite a sedação de forma não invasiva, que induz o paciente a um estado mínimo de consciência pela atuação medicamentosa, diminuindo receios e os sintomas de ansiedade no paciente.
No local, os moradores agendados contam com as seguintes especialidades: cirurgia oral menor, cirurgia bucomaxilofacial, odontopediatria, endodontia, radiologia, prótese, ortodontia e estomatologia. Além disso, a unidade especializada em saúde bucal possui área específica para atender pessoas com necessidades especiais, como àquelas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou que o CEO de Itaipuaçu é uma iniciativa completa, com diversas especialidades e estruturas essenciais.
“O CEO foi criado coletivamente e percebemos a beleza e funcionalidade que ele carrega para a população. Esse projeto conta com uma estrutura de ponta para os maricaenses, onde temos todas as especialidades odontológicas, com tomografia e outros equipamentos importantes. Nesse local, trataremos da saúde, fazendo com que as pessoas não tenham mais dores e retomem o sorriso, uma manifestação de alegria e vínculo fundamental”, reforçou.
O prefeito Fabiano Horta também lembrou o impacto do serviço para Inoã e Itaipuaçu, regiões que cresceram populacionalmente.
“Essa entrega é muito especial. Em Itaipuaçu e Inoã, temos uma nova cidade, que surgiu com suas demandas, e consolidamos isso com um aparelho público que une funcionalidade, operacionalidade, beleza estética e acolhimento. Nossa rede de saúde tem desafios, mas estamos avançando para responder aos anseios da população. Viva o SUS e viva o CEO de Itaipuaçu”, acrescentou o prefeito.
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, afirmou que o novo Centro de Especialidades Odontológicas mostra o comprometimento da cidade com o SUS, oferecendo serviços qualificados.
“Essa entrega para Itaipuaçu e Inoã traz a dimensão do que é o SUS, com um centro odontológico totalmente estruturado, com várias salas e tecnologias, o que é reflexo dessa luta coletiva. É preciso integração para que o SUS aconteça, um modelo que é exemplo para o mundo, e em Maricá temos isso, com trabalhadoras e trabalhadores que estão comprometidos com a vida humana. O CEO representa pessoas e promove qualidade de vida”, ressaltou.
Avanços na assistência odontológica
Após a inauguração oficial do espaço, que inicia os atendimentos aos agendados na próxima segunda-feira (09/12), o público pôde participar de uma visita guiada por Suany Marins, subsecretária de Políticas Odontológicas, e Aline Brito, superintendente de Odontologia da Femar, onde foram apresentados os consultórios e outros equipamentos importantes do espaço.
O momento de conhecimento do espaço também contou com a presença de diversos secretários, do deputado estadual Renato Machado, além de vereadores da cidade, gestores do município, trabalhadores do local e a população da região.
Richard Alter, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, ressaltou o atendimento às demandas dos moradores da região pela descentralização do serviço especializado.
“O CEO de Itaipuaçu é mais um sonho realizado. Essa entrega é um trabalho de construção de uma saúde com cada vez mais qualidade e, na Câmara, identificamos o que a população demanda, e essa descentralização da saúde bucal para o terceiro e quarto distritos era uma delas. Isso vai além da satisfação com o sorriso. É a construção da autoestima e novas oportunidades”, concluiu.
Cuidado e proximidade à população
No município, a assistência odontológica começa nas Unidades de Saúde da Família (USF), porta de entrada da rede de cuidados. Nesses locais, equipes de saúde bucal estão prontas para atender às necessidades de rotina dos moradores, que não configuram casos graves. Nesse caso, a pessoa com demandas odontológicas deve procurar a USF de referência, ou seja, aquela que atende a região onde reside.
Após consulta de saúde bucal na USF e identificada a necessidade de acompanhamento especializado, o usuário será encaminhado para o CEO do Boqueirão ou de Itaipuaçu, a depender do local onde mora. As unidades do CEO não atendem por demanda espontânea (livre procura), somente com agendamentos feitos pela Central de Regulação, a partir da inserção do pedido no sistema da regulação pelas equipes das USF. As marcações seguem os critérios de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando os casos mais graves.
Além disso, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, são atendidas emergências e urgências odontológicas por livre demanda, sem necessidade de agendamento, um diferencial na Região Metropolitana 2.