Mostra Solidária com temática natalina leva artesanato, cultura e empreendedorismo para o Centro de Maricá

0
7

A segunda edição da Mostra Solidária, um projeto que reúne artesãos de diferentes feiras de Maricá numa exposição conjunta no Centro da cidade, começou nesta quinta-feira (12) carregando uma temática inevitável para a época: o Natal. Quem for até o Espaço Solidário, vai poder conferir e comprar produtos únicos para presentear ou decorar a própria casa. O evento oferece, ainda, shows musicais, workshops e palestras. A primeira delas foi com a empresária e futura primeira-dama de Maricá, Gabriela Lopes.

“A Mostra Solidária é importante porque não há sucesso individual. O presente que importa é o sucesso coletivo, e é o que acontece aqui, com tantas empreendedoras e empreendedores reunidos. Assim, cada passo que a gente dá é maior e mais forte na promoção da justiça social, trabalho e renda em Maricá”, afirmou Hamilton Lacerda, presidente da Codemar.

O Espaço Solidário é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e um trabalho conjunto com as organizações de feiras da cidade, coletivos e Banco Mumbuca, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Secretaria de Cultura, Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, Secretaria de Economia Solidária, Secretaria de Turismo, Secretaria de Políticas Inclusivas e Prefeitura de Maricá. O local fica na Rua Barão de Inoã s/nº, Centro, (terreno ao lado da praça de alimentação, em frente ao Escola Municipal Carlos Magno Legentil De Mattos).

O diretor de Economia Solidária da Codemar, Eugênio Soares, também elogiou o trabalho conjunto: “Nós temos aqui várias feiras da cidade representadas, pelo menos cinco núcleos. Esse espaço por si só já é uma vitória da união em prol da economia solidária, um espaço estruturado, fixo, central na cidade”, garantiu.

Empreendedorismo feminino

A empresária Gabriela Lopes contou um pouco da sua história no empreendedorismo desde a sua infância e chegada a Maricá, com 11 anos. “Eu sempre fui em busca de ter uma renda, de ajudar minha família. Vendi muita roupa de Friburgo na escola onde estudei, o Elisiário Matta. Me formei professora e passei num concurso com 19 anos, mas logo voltei ao empreendedorismo e tive uma experiência boa com Mary Kay, quando tive contato com outras mulheres e as vi desabrochar, ganhar autonomia. Isso me encantou”, disse a empresária, que também será a primeira-dama de Maricá a partir de janeiro.

Segundo Gabriela, a palestra na feira, formada majoritariamente por mulheres empreendedoras e artesãs, foi uma grande oportunidade de estar com essas pessoas e incentivá-las para que outras desabrochem para o empreendedorismo: “Eu estou me apresentando e quero que me conheçam como a Gabriela empreendedora, que sempre trabalhou e que valoriza o trabalho. Não apenas como ‘a esposa do Quaquá’, que também me orgulha muito”, comentou.

Gabriela enalteceu os programas que Maricá oferece atualmente e disse que espera novidades bastante positivas para o futuro próximo. Como empreendedora, segue investindo na cidade e abriu uma pizzaria diferenciada na Orla do Parque Nanci, a Habitué, focada em pizzas saudáveis.

Programação

A Mostra Solidária natalina vai até sábado (14/12). Nesta sexta-feira (13/12), às 18h, tem o painel “Histórias inspiradoras da economia solidária”, com Benedita Rosa, Luana Pontes, Lúcia Iró, Rosane Borges e Xanda Santos. Às 19h começa a oficina de forró com Elaine Rosas. O grupo Baião do Biguá sobe ao palco às 20h.

No sábado, a partir das 18h, tem aulão de dança de salão com Léo Félix. Às 19h, a palestra “Economia das pessoas e das famílias”, com Diego Zeidan. Apresentação musical com Lavínia fecha a noite a partir das 20h.