Morango do Amor: o doce que conquistou as redes sociais também movimenta a economia

0
15

Viralizado em plataformas como TikTok e Instagram, o “Morango do Amor” aumentou significativamente as vendas de microempreendedores em todo o país. Com sua combinação de morango fresco, brigadeiro branco e casquinha de caramelo crocante, ele virou febre entre os meses de junho e julho de 2025 e, em Maricá, tornou-se uma oportunidade de crescimento para quem trabalha com confeitaria artesanal.

Inspirado na tradicional Maçã do Amor, o Morango do Amor viralizou nas redes sociais, tornando-se um fenômeno nacional durante o período das festas juninas e julinas. O doce chegou a Maricá como uma verdadeira salvação para muitos empreendedores locais.

A repercussão do doce nas plataformas digitais trouxe benefícios concretos para a economia informal e os pequenos negócios da cidade. Em Maricá, essa tendência impactou diretamente o faturamento de confeiteiras como Joyce de Araújo Santana, de 27 anos, moradora do bairro Caxito, e Ana Paula Felix Barreto, de 33 anos, da Barra de Maricá. Ambas viram suas vendas dispararem com a popularização do produto, conquistando mais visibilidade, novos clientes e, principalmente, renovando a esperança de crescer trabalhando em casa.

Com quase 10 anos de experiência na confeitaria, Joyce percebeu no Morango do Amor uma chance de mudar o rumo das vendas em julho, mês que ela considera mais fraco. A moradora do Caxito viu seus pedidos aumentarem cerca de 60%.

“A ‘onda’ do Morango do Amor chegou no momento certo, movimentou as vendas, me deu muita visibilidade e mostrou que dá, sim, pra crescer trabalhando de casa com criatividade e amor.”

Joyce comercializa o doce na Rua Lindolfo Pinheiro da Costa, nº 8, em Pindobas, e também atende pelo iFood, site próprio e Instagram: @joycesantanaconfeitaria. O morango é vendido por R$ 15,00 a unidade.

Com cerca de seis anos de atuação na confeitaria, Ana Paula mergulhou nos testes e combinações até alcançar o ponto ideal da calda. O cuidado com os detalhes trouxe retorno, suas vendas dobraram com o sucesso do Morango do Amor.

“Mais do que um doce bonito e saboroso, ele trouxe algo muito maior, crescimento, visibilidade e novos clientes que chegaram e ficaram. Foi através dele que mais pessoas conheceram o meu trabalho, a minha dedicação e o amor que coloco em cada produção.”

Ana Paula atende em sua Towner (automóvel customizado para venda de doces), realizando entregas. Sua loja móvel fica localizada na Av. Prefeito Ivan Mundin, nº 72, em Araçatiba, em frente à O.S Andaimes. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp: (21) 98249-2356 e pelo Instagram: @annasdocesconfeitaria. O preço do morango também é R$ 15,00.

Segundo o iFood, os pedidos do Morango do Amor aumentaram em mais de 2.300% em julho, totalizando mais de 275 mil entregas em todo o Brasil, um salto que impulsionou microempreendedores em centenas de cidades.

Além do aumento nas vendas, o número de estabelecimentos que passaram a oferecer o doce também cresceu de forma impressionante: de 830 em junho para mais de 10.300 em julho, de acordo com dados divulgados por portais especializados como E-commerce Brasil e MixVale.

Joyce e Ana Paula representam o espírito empreendedor de Maricá, mulheres que transformaram uma tendência em oportunidade. O Morango do Amor provou que, quando talento e dedicação se encontram, o resultado é crescimento, reconhecimento e o fortalecimento da economia local.