
A Coordenadoria de IST/HIV da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (02/12), a partir das 8h, no Rotary Club Maricá, o III Seminário “A Saúde da população LGBT. Toda Vida Vale”.
Durante o seminário, que contou com a participação de profissionais da Saúde e de outras secretarias municipais, o cuidado e o acolhimento no serviço de Saúde para a população LGBT estiveram entre os temas a serem apresentados e discutidos. Houve também palestras sobre pontos específicos da Saúde LGBT e de implantação de serviços para essa população, bem como a capacitação de agentes, e servidores da saúde pelos direitos dos LGBTs.
A secretária da pasta, Simone da Costa, ressaltou a importância de conscientizar sobre AIDS. “Há alguns grupos, principalmente os mais jovens, que não viveram o temor da AIDS, e isso faz com que aumente a vitralização. Vale destacar que a detecção precoce é fundamental para o tratamento e redução da transmissão”, ressaltou.
Ainda de acordo com a secretária, em todas as unidades de saúde do município é possível realizar o teste rápido para detecção da AIDS; e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o teste pode ser feito durante 24h, com resultado em 30 minutos. “Em caso de resultado positivo, o paciente é orientado e encaminhado para atendimento especializado e lá receberá tratamento adequado. Nossa meta é o paciente chegar a carga viral indetectável”, explicou.

Fotos: Evelen Gouvea
Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click