Proposta é desenvolver o setor com parcerias com universidades
Maricá possui diversos projetos voltados para a agroecologia e agricultura familiar e urbana. Alguns destes programas tornaram-se referência no país e ganharam grande destaque tanto aqui no Brasil, quanto no exterior. Recentemente, na última quarta-feira (31/07), a cidade recebeu a visita do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para conhecer de perto esses projetos.
Durante a visita, o prefeito Fabiano Horta revelou que a cidade tem como objetivo dinamizar a economia pós royalties de petróleo com a agroecologia. Para isso, o uso de tecnologias e a parceria com universidades devem nortear as políticas públicas que serão adotadas no setor.
A Prefeitura de Maricá e o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para fomentar o setor nas áreas de ciência e tecnologia e de planos de diagnóstico.
O fortalecimento de pesquisas para o resgate da agricultura urbana e periurbana, incluindo a agropecuária; a ampliação de cobertura do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF); e o aperfeiçoamento do abastecimento e desenvolvimento de inovações tecnológicas a serem executadas em Maricá estão previstos no documento assinado.
“Há um conjunto de políticas de longa data que dialogam com a agricultura familiar e a agroecologia. Estamos articulando para construir, em Maricá, um ciclo pós petróleo onde a agroecologia, com essa agricultura tão pujante que o Brasil tem possa ser dinamizada com tecnologia”, ressaltou o prefeito Fabiano Horta.
Os caminhos para o desenvolvimento futuro da agroecologia na cidade foram destacados por Fabiano. “A aposta de Maricá é em uma relação muito presente com as universidades, participando de todos os projetos e programas, desenvolvendo pesquisas e fazendo com a cidade trilhe esse caminho de buscar uma vanguarda no desenvolvimento de novas espécies, novos cultivos, que façam Maricá ser uma cidade vinculada à agroecologia”, apontou.
Após conhecer as experiências e políticas públicas bem sucedidas de Maricá, o ministro Paulo Teixeira elogiou o que viu na cidade. “Maricá é uma escola da agricultura familiar. Eu poderia dizer que é uma prefeitura amiga da agricultura familiar e comprometida com a segurança alimentar. A cidade dá uma lição para o Brasil com a alimentação saudável para a população. Essas experiências dessas políticas públicas devem ser replicadas por todo o país”, elogiou o ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.