O prefeito eleito Washington Quaquá, que será empossado em janeiro de 2025, e o atual prefeito Fabiano Horta, concederam entrevista coletiva nesta segunda-feira (07/10) para anunciar novos projetos para o município e a equipe de transição do governo. O encontro aconteceu no futuro Parque Tecnológico de Maricá, em Ubatiba, cujas obras estão em andamento sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento, a Codemar.
O coordenador da equipe de transição será Arlen Pereira, que também vai ocupar o cargo de secretário de Governo da próxima gestão. Também vão compor a equipe os vereadores Aldair de Linda e Hadesh, o vice-prefeito licenciado Diego Zeidan, o vice-prefeito eleito João Maurício (Joãozinho), o controlador Joab Santana de Carvalho; a secretária de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Lawrice Souza; o subsecretário de Ensino, Infraestrutura e Ações Estratégicas, Rodrigo Santos, além de Marcelo Velho, Danielle Oliveira, Andressa Santos, Ana Paula Costa da Cruz e José Carlos de Azevedo.
O prefeito Fabiano Horta destacou entregas importantes para a cidade, que vão acontecer até o final da gestão. Os investimentos, que foram realizados ao longo dos últimos anos, representam avanços em áreas, como educação, mobilidade urbana, turismo e outras políticas públicas.
“Ao longo desses últimos meses, vamos exacerbar o processo de entregas públicas que a cidade tem a fazer. Serão inúmeras creches, escolas, um viaduto, um mirante, e um ciclo de políticas que ainda estão se adensando e que serão entregues para que a futura gestão já possa ter todo esse conjunto de aparelhos preparados, para que Maricá siga trilhando o seu caminho. Esse é o espírito de um governo de continuidade e de afirmação de um projeto de cidade”, disse Horta, que deixa a gestão em 31 de dezembro após oito anos.
Eleito em 06 de outubro com mais de 73% dos votos válidos, Washington Quaquá assumirá, pela terceira vez, como prefeito de Maricá. Atualmente deputado federal, Quaquá já havia governado a cidade em dois mandatos (2009 a 2016). Além dos 13 nomes do comitê de transição, o prefeito eleito falou dos projetos que deverão ser implementados com o objetivo de reconfigurar a economia da cidade, visando diminuir a atual dependência dos royalties de petróleo e atrair indústrias e empresas de ponta.
“Iniciei conversas com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) para, em parceria com o Sistema S, iniciar o processo de industrialização de Maricá. Já temos acertada a instalação de uma fábrica de aviões de médio porte que irá gerar mais de mil empregos. Além disso, chegou a hora de transformar Maricá em um destino mundial. Temos uma cidade linda e que merece ser conhecida e visitada por gente do mundo inteiro. Vamos investir pesado para isso”, revelou Washington Quaquá.
Para o vice-prefeito licenciado Diego Zeidan, o ciclo de Fabiano Horta à frente da prefeitura cumpriu o papel de projetar a cidade para uma nova etapa de desenvolvimento. “Quaquá e Fabiano colocaram Maricá nesse cenário mundial e, agora, a gente tem um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social e de mais crescimento e oportunidades para a população e toda a nossa cidade”, afirmou.
Vice-prefeito eleito, membro do comitê de transição e ex-secretário de Governo de Maricá, João Maurício contou que já iniciou diálogo para garantir à população novos avanços. “A gente não tem nenhum dia de descanso. Fabiano e Quaquá já nos convocaram para ir para as ruas para discutir a Maricá do futuro, para discutir a economia das pessoas, para garantirmos que a cidade seja referência tecnológica, de gestão para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil”, revelou.
Coordenador da transição, Arlen Pereira comentou a responsabilidade de manter o nível das gestões. “A responsabilidade de manter o nível é muito grande, mas é uma missão tranquila, porque é um grupo só. É um trabalho muito tranquilo de se fazer, mas muito difícil na sua concepção, porque vamos manter esse nível elevado”, avaliou.