Buscando melhorar os serviços de atendimento aos contribuintes, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Receita, promove capacitação dos servidores municipais que atuam nos Serviços Integrados Municipal (SIM) do Centro, Inoã e Itaipuaçu.
Nesta quarta-feira (12/06), cerca de 20 alunos participaram do curso “Qualidade no atendimento”, que acontece na Escola Municipal de Administração (Emar), também conhecida como Escola de Governo.
“Nós tentamos abordar primeiro a realidade do trabalho que eles exercem, de acordo com suas experiências linha de frente. Também abordamos alguns pontos teóricos que podem ajudar a criar a cultura de que o atendimento passa por determinados aspectos”, explicou o responsável pela capacitação, Evandro Sathler.
Ele completa: “Enfatizamos que não existe resposta para tudo, mas que existe uma disposição para dar uma satisfação ao cidadão e debatemos o que tem a ver com os emperramentos da máquina pública para ajudarmos os atendentes nessa resolução dos problemas da população”, disse.
O atendente José Carlos Gonçalves (51 anos) destacou a importância do atendimento de qualidade. “Com a capacitação, temos condições de atender o contribuinte tendo uma visão melhor de suas necessidades”.
Atendimento de qualidade é importante
Segundo Ivana Souza (31 anos), o curso dá mais suporte para que um trabalho de excelência seja oferecido ao cidadão. “O curso nos ajuda a aperfeiçoar nossa desenvoltura até mesmo para que possamos traçar uma imagem positiva do serviço público, porque a imagem que as pessoas tem é muito negativa”, esclareceu.
Subsecretária de Receita, Lawrice Souza explica que identificou falhas no atendimento na época do Refis e do IPTU. “Estamos tentando melhorar o atendimento através da inclusão e principalmente ouvindo o contribuinte. Esse é apenas o primeiro curso. A ideia é que voltemos a capacitar os profissionais do SIM para a melhoria do atendimento, a agilidade dos processos e a profissionalização da área tributária, trazendo sempre os profissionais de cada área”, pontuou, explicando que ao todo serão capacitados todos os 63 funcionários da Receita, em pequenos grupos, pois o serviço não pode ser suspenso.
Segundo Lawrice, a próxima capacitação voltada para o atendimento de pessoas com deficiência e transexuais está marcada para às 9h do dia 18/06 e vai contar com representantes da Secretaria de Políticas Inclusivas.
Fotos: Clarildo Menezes
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