Em cerca de 10 dias, o distrito de Itaipuaçu passará a contar com uma base do Corpo de Bombeiros. O posto, que se tornará realidade graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Maricá e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, contará com uma viatura tipo auto tático emergência e quatro militares por dia para atender à demanda da região.
De acordo com o documento assinado pelo prefeito Fabiano Horta e pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros e secretário estadual de Defesa Civil, coronel Ronaldo Alcântara, a Prefeitura vai custear o salário dos militares em serviço. “Nosso município tem uma extensão demográfica enorme e, por isso, se faz necessário a presença da corporação em Itaipuaçu, que é a região que mais cresce em Maricá. A população ficará mais segura sabendo que em qualquer emergência será socorrida prontamente”, afirmou o prefeito, ressaltando ainda o desempenho da corporação na cidade. “O Corpo de Bombeiros em Maricá tem uma sinergia muito grande com a população. Nós estamos também fortalecendo e reaparelhando a Defesa Civil Municipal. A cidade cresce, mas também temos que pensar no bem estar da população e cuidar do bem público”, avaliou.
O posto dos Bombeiros vai funcionar onde hoje também operam o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Polícia Militar e o posto da Guarda Municipal, na localidade do Barroco. A viatura que o município vai receber tem múltipla função, podendo realizar o trabalho de três viaturas. Adquirido na França, o veículo tem capacidade para fazer os primeiros atendimentos na parte médico hospitalar, em colisões com veículos, salvamento, além do combate a incêndios – já que conta ainda com um tanque de 1.000 litros de água.
Segundo o comandante geral dos Bombeiros, faltam apenas serem resolvidas questões administrativas para que a base começar a operar. “Sabemos o quanto será importante esse posto em Itaipuaçu. Precisamos apenas finalizar a parte burocrática que inclui a publicação no Diário Oficial do Estado”, acrescentou o comandante. Também participaram da reunião o comandante do 3º grupamento, tenente coronel Renato Grigorovski; o comandante dos Bombeiros em Maricá, Major Gilvane Dias; o coordenador da Defesa Civil municipal, Luiz Carlos dos Santos; o secretário de Segurança e Trânsito, Celso Netto; e os coordenadores da Defesa Civil municipal, coronel Edson do Amaral e capitão Wellington Silva.