spot_img

Leia a nossa última edição

GRUTA DE PONTA

O PARAÍSO DA VIDA MARINHA

Localizada abaixo do farol de Ponta Negra, com profundidade de cinco metros e vida marinha ativa, águas claras e temperaturas amenas, a gruta de Ponta Negra é um dos mais belos lugares de Maricá. Formação rochosa caprichosamente desenhada pela erosão, a Gruta serve para a prática de meditação e atrai visitantes durante o ano inteiro. Para chegar ao local, é importante verificar as condições ‘climáticas e marítimas’,como a maré por exemplo e devido ao grau de dificuldade para acessá-la. Se possível acompanhado de uma pessoa que conheça o local. Para chegar até lá, é necessário atravessar o canal na altura da Galeta (encontro do mar e o canal), e em seguida ir caminhando pela encosta do morro do Farol de Ponta Negra.
O local é ótimo também para a realização da pesca submarina. A pesca é feita sem aparelhos de respiração artificial, mas o mergulhador pode usar armas para abater os peixes. Para evitar a pesca predatória, no Brasil é proibido usar cilindro de oxigênio para a prática. A pesca submarina ocorre tanto em rios quanto no mar ou em lagos. Tudo deve ser em apneia, com a respiração presa. Por causa dos perigos, a atividade é hoje considerada um esporte radical. Um dos riscos que o pescador corre é a falta de oxigenação que acomete quem mergulha mais fundo do que deveria. Sem oxigênio, o cérebro perde o controle motor, e o corpo treme como se o mergulhador estivesse dançando.
Um desses praticantes é Carlos Augusto, morador de Santa Paula. Ele conta que já pratica há 10 anos a pesca submarina e começou a pescar porque sempre gostou. “Fazia a pesca de linha no Recanto em Itaipuaçu e vi uns caras mergulhando. Um dia falei com um amigo que ia pescar assim”, contou ele.
O início na pesca submarina se deu quando descobriu que um amigo do condomínio praticava e acabou levando-o e ensinando algumas técnicas. “Atualmente pratico a pesca submarina em Itaipuaçu, Barra, Ponta Negra. Pesco em rio também, já fui para Minas Gerais e Curitiba. Onde tem águas claras estou indo, gosto muito”, disse.
Após algum tempo de prática, ele conta que fez um curso para se aprimorar. ” Para quem não tem a experiência, aconselho procurar um curso, pois desse modo será possível aprender algumas técnicas que são fundamentais”, finalizou.

22236272_2006162476284762_173596642_n

Fotos: Reprodução Internet / Maricá Drone.

MaricáJáPlay. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS