spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

​Itaipuaçu ganha Unidade de Emergência 24 horas

_DSC4233

 

A população do distrito de Itaipuaçu ganhou a nova Unidade de Emergência Santa Rita 24 horas. O novo posto foi completamente reformulado e passa a ser referência para os bairros do Jardim Atlântico Leste e Central e Cajueiros. O prefeito Fabiano Horta entregou o novo equipamento à população durante solenidade com a presença de vereadores e populares.

A Unidade de Emergência 24h – Santa Rita, já em funcionamento, conta com uma nova farmácia, salas de estabilização e trauma com novos aparelhos como respirador, cardioversor, aspirador cirúrgico, eletrocardiógrafo, monitor cardíaco, além de um laboratório que fará, inicialmente, exames clínicos como hemograma completo, EAS, Troponina e BHCG. O laboratório também está sendo preparado para realizar mais exames como Glicose, ureia, creatinina, Ck, CKMB, hepatograma já nos próximos dias.

Concluindo um ciclo de uma série de inaugurações de unidades de Saúde em 2017 (UBS Santa Paula, UBS MCMV Itaipuaçu e MCMV Inoã), o prefeito Fabiano Horta destacou que a unidade será um referencial de vidas que podem ser salvas com a agilidade no atendimento.

“A comunidade de Itaipuaçu travou uma luta histórica para que o Santa Rita voltasse a funcionar 24 horas. Estamos estabelecendo um padrão novo, inclusive de serviços, com uma capacitação maior, médico emergencista de plantão permanente e equipamentos que vão cumprir um papel de atender uma emergência de pequeno porte e poder dar um suporte a um enfartado ou acidentado para que seja estabilizado aqui”, disse Horta. “A saúde de Maricá caminha melhor, com o conjunto tomando forma e fazendo a cidade ter um padrão e referência muito acima da média da região”, conclui o prefeito.

A Secretária de Saúde, Simone Costa, completa: “Aqui temos uma capacidade técnica que vai nos permitir salvar vidas, além de laboratório, farmácia para que os pacientes tenham acesso a medicação de dispensação, respiradores de última geração e até eletrocardiograma na emergência. Isso é importante para os moradores, porque este posto foi fundado em 1987 pelos próprios moradores. E hoje, resgatamos essa unidade porque eles precisam ser atendidos de forma rápida e urgente para que, se precisarem ser transferidos, já saiam daqui estabilizados”, afirma.

Durante a solenidade, a fundadora do primeiro posto de saúde do Santa Rita, no Jardim Atlântico, Dona Nilza, foi homenageada. A primeira construção da unidade foi em 1987.

Moradora do Jardim Atlântico há 20 anos, Alice Mota (56 anos) falou sobre a importância do local voltar a oferecer o atendimento 24 horas. “Isso vai ser muito bom para a população, porque a gente precisava mesmo. Quando fechou eu ficava triste porque se passasse mal, não teria mais aqui para ser atendido. Eu soube que ia voltar a funcionar além das 17 horas pela internet e fiquei feliz por ser uma coisa que Itaipuaçu precisava mesmo, porque a UPA fica só em Inoã. Valeu mesmo”, contou.

“O Posto voltar a ser 24 horas é maravilhoso para quem mora aqui. Porque antigamente ele era assim e ajudava muito a gente. Eu tinha um filho especial e teve aqui tudo do bom e do melhor”, completou Josifranci Dantas (53 anos), que mora no local há 50 anos.

A Unidade de Emergência Santa Rita 24hs fica na Rua 83 esquina com 36, lote 430, em Itaipuaçu (em frente a Escola Municipal Marquês de Maricá).
_DSC4280
Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS