spot_img

Leia a nossa última edição

Odé Arts: Artista transforma troncos de árvores em esculturas

 

DSC07657

“São muitos anos de trabalho. Hoje não preciso desenhar. Vejo a madeira e imagino o que posso fazer e vou modelando direto com a motosserra.”

Araçatiba ganhou novos ares nos últimos meses graças à revitalização de sua orla. Famílias têm procurado o lugar para passear, brincar, se exercitar e apreciar o pôr do sol. O bairro também é onde artistas procuram para instalar seus ateliês, como o artista Odé Arts.

Natural de Salvador, Odé conta que conheceu Maricá por acaso, por intermédio de Alexandre Shiachticas, artista plástico da cidade.  Odé contou que estava querendo sair de Paraty e começou a procurar nas redes sociais pessoas que pudessem ajudá-lo a encontrar uma cidade turística ou que quisesse trabalhar com turismo.

Odé saiu de Salvador, onde fez parte do grupo Olodum, para São Paulo para estudar música e foi na cidade de Embu das Artes que descobriu o talento para as artes .”Tenho muito orgulho de ser negro, orgulho da minha origem. Nunca tive dificuldade para nada, sempre corri atrás”, disse.

Mas devido uma tentativa de sequestro, ele decidiu que não ficaria  mais em São Paulo. Então se mudou para Paraty onde tinha um ateliê e uma loja, ficando lá por seis anos.

As esculturas de Odé são confeccionadas com troncos de madeira de árvores que caíram ou foram retiradas por algum motivo. Ele disse que já alcançou um nível que não precisa mais desenhar. ” Muitos anos de trabalhos. Hoje não preciso fazer mais nenhum desenho. Vejo a madeira e imagino o que posso fazer e vou modelando direto com a motosserra”, explica.

O convite foi para confeccionar bancos com os troncos, mas tive a chance de mostrar o meu talento e acabei fazendo as demais esculturas. A primeira escultura realizada foi as dos golfinhos, depois fiz cardume, a sereia e agora está sendo feita uma do Padre Anchieta”,comentou.

Os bancos e as esculturas de Odé estão expostas na lagoa de Araçatiba e tem encantado como a professora Andrea Cabral. “Odé é magnífico em tudo o que se propõe em fazer. A orla de Araçatiba ganhou um novo visual. Todas as pessoas que caminham por esse calçadão, caminham com um olhar focado para as obras do Odé. Eu sou uma fã do trabalho dele”, comentou.

photo4933843943729244121

Fotos: Paulo Polônio

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS