spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Pároco da cidade abençoa monumento ao Padre Anchieta e revitalização de Araçatiba

2018_06_09_Bencao_Estatua_Anchieta-Aracatiba-MARCOS_FABRICIO-0606652

Representantes da Prefeitura e da Igreja Católica se uniram no último sábado (09/06), para abençoar a reinauguração da estátua do Padre Anchieta e a revitaliação da orla, ambos em Araçatiba. “Esse ato objetivo de reinaugurar, refundar esse monumento a Anchieta carrega grandes significados importantes para nós. Um deles, pelo fato de ressaltar um elemento histórico e representar a pesca milagrosa da lagoa de Araçatiba”, ressaltou o prefeito Fabiano Horta, referindo-se a um dos três milagres considerados pelo Vaticano para considerar santo o missionário jesuíta espanhol José de Anchieta. Ele, que passou pela região de Maricá no fim do século XVI, foi beatificado em 1980 e canonizado em abril de 2014 pelo Papa Francisco.

Responsável pela bênção, o padre Ademar Ermelindo Pimenta destacou a comunhão, inclusão social e celebração da vida. “Essa beleza aqui, essa reinauguração traz para nós um momento de convivência. Quebramos paradigmas em Maricá nas relações com pessoas de outros credos. O mais importante para nós é amar e sermos amados, saber que representamos algo para o outro, seja no sacerdócio ou no jornalismo, por exemplo. Que esse dia seja especial na história de Maricá e fique na memória para os vossos filhos e netos”, declarou.

Especialista na história de José de Anchieta, Padre Luiz Cássio Moreira contou um pouco da vida do padre, canonizado pelo papa. “Anchieta é um homem pouco conhecido, pai do teatro brasileiro, da literatura brasileira e das ciências naturais. Veio para cá jovem, com uma tuberculose óssea e ficou por mais de 40 anos se dedicando ao trabalho com os indígenas. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa e que essa imagem seja mais conhecida não só no município, como no nosso Estado e no Brasil”, ensinou.

Secretário de Conservação, Adelso Pereira falou sobre o trabalho conjunto com a Secretaria de Obras. “Atendemos a solicitação de restaurar a estátua do Padre Anchieta através do nosso artista Odé, que tem trabalhado pela cidade. Retiramos a antiga estátua de concreto e colocamos essa nova de madeira; substituímos a pedra e o concreto do entorno da escultura e do totem por mármore e colocamos várias mudas de plantas. Esperamos que o povo tenha o cuidado de preservar, porque Araçatiba está bonita e precisamos da ajuda da população no cuidado desse patrimônio que não é meu, nem do prefeito, e sim do povo”, pediu Adelso.

“Na verdade, nós entregamos o calçadão à população no final do ano, mas ainda não tínhamos oficializado a entrega e nem complementado a obra da forma como tínhamos pensado. Agora sim tem academia, esporte, cultura, segurança e turismo. Precisávamos desse momento para que a população entendesse o cuidado e carinho que tivemos desde uma ponta à outra. Mas a obra não vai parar por aqui”, antecipou o secretário de Obras Renato Machado.

“Maricá é uma cidade em plena emergência e transformação social em desenvolvimento. Araçatiba é o grande lugar de encontros hoje. Aqui o esporte está presente e os jovens que ficavam ociosos na praça, ganharam um novo espaço. É onde os olhares se encontram e os celulares estão desligados. Aqui não tem rede social protagonizando a vida de ninguém. As pessoas se encontram, refletem, sorriem. Isso recompensa o trabalho de todos nós”, disse Fabiano Horta.

O prefeito acredita que assim como as transformações, a história precisa ser preservada. “Precisamos guardar os marcos. A narrativa da história da cidade precisa ser contada. Obrigado padres por vocês estarem aqui conosco. Este aqui é um elemento da catolicidade, um vínculo que a gente quer que vocês tenham com o mundo físico de Maricá, porque eu acho importante manter viva essa dimensão”, avaliou.

Presidente da associação de moradores, Élio Marcos Silva fez questão de parabenizar o governo pelo excelente trabalho. “Realizamos um sonho graças a Deus e ao empenho do poder público em ter revitalizado a lagoa de Araçatiba. Então, se o prefeito me permite, eu quero mandar um recado aos que quiserem discutir as relações entre marido e mulher: venham para Araçatiba que, com certeza, as brigas vão acabar”, brincou animado.

2018_06_09_Bencao_Estatua_Anchieta-Aracatiba-MARCOS_FABRICIO-0686885

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS