spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Cerimônia no Cineteatro Henfil abre a 2ª edição do Projeto Novos Pesquisadores

2018_07_09_Abertura_Segunda_Edicao_Premio_Novos_Pesquisadores-FABRICIO-8576

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações deu início nesta segunda-feira (09/07) à abertura da 2ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores. Tendo como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental, Médio e do Sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos) das redes pública e particular do município, o projeto estimula a pesquisa e a produção de artigos científicos sobre Maricá, que serão acompanhados e analisados pelo professor-orientador. A cerimônia de abertura aconteceu no Cineteatro Henfil e contou a participação de representantes das escolas municipais, estaduais, particulares e do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Diferentemente do ano passado, nesta edição os 10 melhores colocados de cada categoria vão fazer uma apresentação para a banca julgadora composta por professores do (IFF), da Secretaria de Educação, além dos profissionais da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Comunicações. A pontuação será definida pelo resultado da nota dos trabalhos elaborados somada à apresentação dos participantes. Os três finalistas de cada categoria serão premiados com um notebook.

Secretário da pasta, Sérgio Mesquita destacou o aumento do número de interessados em participar do projeto em comparação à edição anterior. “Este ano registramos um crescimento muito grande e praticamente dobramos o número de inscrições. São 79 agora”. Ainda segundo Mesquita, houve um crescimento também no número de escolas particulares e um entusiasmo maior entre o público feminino. “Ano passado teve uma única escola particular participando, e neste ano temos três colégios que estão apresentando 30 trabalhos. Hoje nós temos um público de 51 meninas se preparando para serem cientistas e 28 rapazes”, completou.

Compondo a mesa de abertura estava o biólogo marinho da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Paulo Viana, que contou um pouco de sua trajetória profissional como incentivo aos novos pesquisadores. “Eu acho ótimo porque no momento em que o país se encontra, as pessoas estão desestimuladas a estudarem, pois há pouca disponibilidade de emprego. Então trazendo algum exemplo positivo e de que o estudo é o que leva as pessoas a subirem na vida, acho isso importante. Só em eles acharem que minha vida tem algum tipo de informação que possa estimulá-los a continuar estudando, já me deixa feliz”, afirmou.

Ao seu lado à mesa, a professora de Português e doutoranda em Linguística, Tatiana Muylaert, também foi convidada para palestrar sobre sua vida acadêmica e mostrar que o estudo pode transformar a vida de uma pessoa. “O fato de a prefeitura incentivar os alunos com esse projeto de pesquisa, fará com que cheguem a lugares que nem imaginam. Estar dentro da academia e participar de projetos de extensão e de pesquisas, faz com que a pessoa ganhe visibilidade mundo afora, que ela possa estar em lugares que talvez nem tivesse a oportunidade de estar. É isso que quero mostrar”, relatou a professora de Português e Espanhol.

Diretor do Colégio Prima, uma das escolas particulares que tem alunos participando do projeto, Felipe Prima, parabenizou a prefeitura pela realização do programa. “Esse é o segundo ano que eles [os alunos de sua escola] participam do projeto. Em 2017 tiveram a felicidade de conseguir as primeiras colocações. Acho super-importante um evento como este sobre o estímulo ao desenvolvimento de pesquisa sob uma perspectiva sobre Maricá. Na medida em que o jovem pense numa solução para o problema real da cidade onde vive, acho isso fantástico”, avaliou.

Assistindo à palestra, o aluno do 3º ano do Ensino Médio do IFF, Carlos Miguel de Oliveira, falou sobre a expectativa em participar pela primeira vez do projeto. “O projeto Novos Pesquisadores para mim, é uma grande realização do município porque principalmente nós das cidades mais distantes da capital não temos acesso à grandes programas ou publicações de artigos. A prefeitura de Maricá disponibilizar isso é um grande feito, principalmente de artigos sobre a cidade que, para mim, é o ponto principal e mais interessante do projeto”, disse entusiasmado o jovem de 17 anos que vai escrever sobre o patrimônio de Maricá.

2018_07_09_Abertura_Segunda_Edicao_Premio_Novos_Pesquisadores-FABRICIO-0546

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS