spot_img

Leia a nossa última edição

Tá nervoso? Vá pescar em Maricá!

42287999904_b8ff33f245_b

 

Maricá é uma cidade com uma costa bem diversificada. São mais de 30 km de praia. Começando em Itaipuaçu, seguindo por São José de Imbassaí, Barra, Cordeirinho, Ponta Negra e terminando em Jaconé, o que não falta é opção de praias.  Por conta disso, um dos esportes que mais vem sendo praticado nas águas é a pesca esportiva.

O objetivo da pesca esportiva é fisgar o peixe, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar. Por isso os peixes são devolvidos vivos a natureza. Geralmente os pescadores pesam, medem e fotografam o peixe antes de devolvê-lo a água.

A pesca esportiva é uma variação da chamada pesca recreativa, realizada como uma atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Além disso, a pesca esportiva é focada em competições com um determinado conjunto de regras ou objetivos.

Gincana de pesca

Fazendo parte do calendário anual da cidade, foi realizada na praia da Barra a 1° Gincana de Pesca da Barra. Esse ano já aconteceram a 2ª Gincana em Cordeirinho e a 46ª Festa da pesca em Itaipuaçu. Promovido pelo grupo Pesca e Lazer Maricá,  foram 105 duplas inscritas com representantes de várias cidades do estado entre elas Barra de São João, Niterói e Rio de Janeiro. A prova, realizada entre as ruas 0 e 13 com concentração na Rua 4, teve início as 7h30.

Segundo Gabriel Ferreira, um dos organizadores da gincana, Maricá é um dos melhores lugares do país para a prática da competição. ” Somos abençoados em ter tantas praias.Todas elas são ótimas para a prática da pesca esportiva”,  contou Gabriel brincando e dizendo que “pratica desde a barriga da mãe”,i campeã estadual de lançamento limitado.

Ainda de acordo com Gabriel todo pescado foi repassado para uma instituição de caridade de Maricá. “Realizamos uma campanha de agasalhos, que com os 200 kg de alimentos doados pelos pescadores no ato da inscrição do evento mais todo o pescado realizado durante a prova foram  doados para uma instituição de caridade. Maricá tem um potencial enorme para sediar iniciativas desse tipo”, comentou.

FB_IMG_1531573919491

Benefícios da pesca esportiva

  1. Promove um exercício contínuo 

Ao contrário do que muitos pensam, a pesca pode ser um bom exercício físico. Seja caminhando, andando de bicicleta ou remando para vasculhar os melhores locais no lago ou no rio, arremessando iscas ou se movimentando durante muitas horas

  1. Oferece movimentos de baixo impacto

Exercícios muito intensos têm os seus benefícios, indiscutivelmente. A movimentação realizada durante a pesca é muito mais suave e, dessa forma, você não corre esse risco.

  1. Ajuda a descontrair

Contato com a natureza  num lugar calmo faz com que o seu cérebro se permita desligar um pouco dos problemas e compromissos.Momentos como esse são fundamentais para a saúde mental, uma vez que virtudes como a paciência e a tranquilidade passam a ser constantemente exercitadas.

  1. Melhora a destreza

 Auxilia a manter as habilidades motoras, afinal, ela envolve uma série de movimentos pequenos e complexos que podem ajudar a melhorar a destreza e a agilidade dos movimentos. Além disso, a pesca também movimenta músculos não tão habituados a mover, tais como os das costas e alguns dos braços.

  1. Proporciona bons momentos e diversão

Tirar um tempo da rotina estressante para se dedicar a uma atividade que gera bem-estar, com certeza, trará mais qualidade de vida. Também é uma boa oportunidade para momentos agradáveis em família e até para fazer novos amigos. Essa interação aumenta o divertimento e proporciona ótimos momentos de alegria.

  1. Reduz o estresse 

Essa prática faz com que o pescador tenha que manter o foco e esquecer dos estresses do dia a dia. Dessa forma, consegue-se oxigenar melhor o cérebro e aliviar as tensões cotidianas.

  1. Aumenta o contato com a natureza

A pesca, seja no rio, no mar ou em pesqueiros coloca a pessoa em contato com o verde, com o vento, com o som da água, com o sol. E isso proporciona diversos benefícios para a saúde. Além desse contato, aumenta a possibilidade de se aprender mais sobre a natureza, como as espécies de peixe e seus habitats, as características dos animais aquáticos e os tipos de vegetação. Tudo isso entre vários outros benefícios.

  1. Melhora a concentração

Concentrar-se é muito necessário no momento em que se espera o peixe morder a isca. Por isso, é importante ficar atento a cada movimento, desde os mais bruscos até aqueles bem suaves e difíceis de serem percebidos.

  1. Melhora a autoconfiança

Maior confiança. No momento da pescaria, várias habilidades vão sendo melhoradas e o desejo de se aprimorar aumenta. Consequentemente, são criadas metas individuais, o que leva a pessoa a querer se superar cada vez mais.

29134502208_062e419c42_b

Fotos: Divulgação

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS