spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Domingo com Gincana de Pesca na restinga

2018_08_05_Primeira_Gincana_da_Pesca_Sao_Jose-ELSSON-7411

A 1ª Gincana da Pesca de São José realizada no último domingo, 05/08, na praia da Aeronáutica (Restinga), pelo grupo Os Caça Pampos contou com o apoio da Prefeitura de Maricá e a participação de 80 duplas de diferentes cidades do Estado do Rio, entre elas Maricá, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Teresópolis.

Representante do grupo Caça Pampos, José Flávio Barreto Júnior explicou que o local foi escolhido porque as pessoas ainda não perceberam as belezas existentes na restinga. “Ela é pouco explorada, mas a história mais antiga de pescadores em nossa cidade é exatamente aqui, onde estão belos exemplares. E como normalmente as gincanas acontecem em Itaipuaçu, Cordeirinho e Guaratiba, quisemos trazer algo novo para São José”, declarou.

“Esse tipo de evento promove a interação de famílias e com a proximidade do Dia dos Pais tem muitos pais e filhos pescando juntos hoje. Após uma semana inteira chuvosa, ter esse sol maravilhoso abençoando nosso evento, que é fruto de uma demanda identificada através da população, é perfeito”, ressaltou o coordenador de Bem Estar e Qualidade de Vida, Bruno Rodrigues, destacando que a prefeitura ficou responsável por ceder toda a parte estrutural de palco e banheiros químicos.

De acordo com José Flávio, a condição do mar e o vento não eram dos melhores. “Hoje, o mar está correndo um pouco para leste. Então, tem que ter técnica, chumbada, anzol e arremesso certos. Mas quem pesca sabe que a condição muda de um dia para o outro. Estão saindo corvinas, sargo de dentes, xereletes e muito voador. Há um limite de peso e tamanho a ser seguido. Ganha mais ponto, por exemplo, quem pescar pampo”, explicou.

Com o nome fantasia de “Pesca e Lazer” e um total de 106 pontos, o casal Gabriel (27 anos) e Larissa Ferreira (29 anos), que mora no Flamengo, conquistou a primeira colocação e levou para casa troféus e molinetes. “Hoje a pescaria foi um pouco difícil, mas pegamos 29 peixes graças a Deus”, disse Gabriel. Larissa completou: “Eu consegui pescar quatro. Para mim, é muito prazeroso estar aqui acompanhando ele e o ajudando a conquistar esse prêmio”. Também subiram ao pódio os “Amigos da Pesca Azul” com 85 pontos e o “Grupo Caça Pampo” com 62 pontos.

As condições do tempo não desanimaram Alexander Martins, de 33 anos, que mora na região, mas só conseguiu pescar dois peixes. “Eu sempre participo desses eventos que incentivam a prática esportiva, porque gosto de pescar. Hoje está meio complicado, você joga a chumbada e ela não para no lugar, está embolando a linha, mas competição é isso mesmo”, pontuou.

Morador de Cordeirinho, Klener de Aquino, de 40 anos, fazia dupla com a esposa Lidiane Viana, de 36 anos, enquanto o filho do casal, com o mesmo nome, de apenas 13 anos, os observava. “Estou aqui pelo esporte, pelo lazer e pela distração em família que está reunida saindo da rotina em pleno domingo”, disse o pai. “Eu gosto muito dessa emoção de pegar um peixe”, contou o filho. Lidiane completou: “Estar neste lugar lindo participando de um evento que incentiva os nossos adolescentes é muito bom. A Prefeitura está de parabéns porque está tudo perfeito”.

Rafael Gomes, de 34 anos, morador da Taquara, Zona Oeste do Rio, aproveitou para conhecer a cidade. “Vim fazer um passeio, conhecer essa praia daqui e acho que valeu muito à pena, mesmo não ganhando. Porque eu só conhecia Itaipuaçu”, garantiu.

De acordo com Pablo Oliveira, de 43 anos, que veio de Alcântara, em São Gonçalo, com um amigo, todas as pessoas precisam dedicar um pouco de seu tempo para algum tipo de lazer. “Está sendo muito prazeroso ter tirado esse tempo pra mim”, disse.

Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino falou sobre a possibilidade de mesclar diversão, esporte e questão social. “É sempre importante fomentarmos a pesca. Mas para que essa gincana acontecesse alimentos foram recolhidos, e vão ser doados junto ao que for pescado para instituições de São José”, esclareceu.

Representantes da Câmara de Vereadores de Maricá, Aldair de Linda e Frank Costa estavam presentes e falaram sobre a iniciativa do órgão municipal em resgatar as tradições da cidade e entreter os munícipes. “A Câmara vem trabalhando junto ao governo para que mais eventos como esse sejam trazidos para a cidade resgatando as tradições e atraindo cada vez mais turistas. Quando o Executivo e o Legislativo trabalham juntos quem ganha é o povo”, frisou o vice-presidente Frank Costa. “É uma honra poder fazer parte desse governo”, completou o presidente Aldair de Linda.

2018_08_05_Primeira_Gincana_da_Pesca_Sao_Jose-ELSSON-7604

Foto: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS