spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Macrodrenagem e urbanização da antiga Avenida Dois avança em Itaipuaçu

2018_08_16_Macrodrenagem_Av2_Itaipuacu-ELSSON-9573

A macrodrenagem da Avenida Jardel Filho – a antiga Avenida Dois que corta o loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu – está com 60% das obras concluídas. Homens e máquinas atuam na preparação para urbanização do trecho entre a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e a Avenida Carlos Marighella, na altura do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da região, onde já foi instalada a rede de escoamento de águas pluviais, com cerca de 1,7 quilômetro. Parte da via, entre a Rua Um e a Rua das Oliveiras, já recebeu asfaltamento.

Dali em diante, a equipe coloca tampas sobre as galerias para, em seguida, preparar a base de solo e instalar peças de meio-fio. A previsão é que antes do fim do ano toda a urbanização esteja finalizada. De acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, a rede instalada no trecho já está ligada à que foi instalada entre a Rua Um e o desague na altura da Rua Nossa Senhora da Conceição (antiga Rua 86), no leito do rio Bambu.

Assim como ocorreu na primeira etapa, as 24 ruas transversais à Avenida Jardel Filho neste trecho vão receber caixas coletoras para escoar as águas pluviais para a rede de galerias, para também serem urbanizadas na sequência.

A instalação das estruturas para escoamento das águas, naquilo que se considera uma das maiores intervenções em infraestrutura já realizadas no município, começou em outubro de 2014 próximo ao ponto de desague e foi seguida pela urbanização da Avenida Jardel Filho e também de suas ruas transversais, beneficiando inicialmente 70 ruas na primeira etapa.

O investimento total da obra é de R$ 29,9 milhões, dos quais R$ 20 milhões referentes à contrapartida da Petrobras pela construção do emissário de efluentes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaipuaçu. A região da antiga Avenida Dois era uma das que mais sofria com alagamentos na época das fortes chuvas, mas a situação mudou após as intervenções.

2018_08_16_Macrodrenagem_Av2_Itaipuacu-ELSSON-9585

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS