spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

‘Praça do Saber’ promove atividade sobre a vida da tapeceira Madeleine Colaço

2018_08_25_Praca_do_Saber_Aracatiba-CLARILDO-4305

As atividades da ‘Praça do Saber’ movimentaram a Praça Tiradentes, em Araçatiba, no último sábado (25/08). O projeto recebeu os alunos da Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos para a contação de história promovida pela Coordenação de Literatura. O tema foi o livro sobre Madeleine Colaço, famosa tapeceira que viveu parte de sua vida em Maricá e deixou um legado nesta arte. Madeleine nasceu no Marrocos, morou na França, Inglaterra e Portugal e, com o marido Thomaz Colaço, desembarcou em Maricá, onde abriu um centro de ensino profissionalizante voltado à alfabetização e formação de artesãos, no Espraiado.

Criadora de um ponto exclusivo na tapeçaria (conhecido como Ponto Samba) Madeleine realizou exposições no Brasil, Estados Unidos e também na Europa, mas continuou com a escola de artesãos na cidade, onde faleceu em 2001 aos 94 anos. As irmãs Nilza Ferreira, de 75 anos e Neuza Almeida, de 67 anos trabalharam com Madeleine aprendendo sobre tapeçaria e de onde tiraram seu sustento. “Com Madeleine o convívio foi ótimo, pois aprendi bastante. Ela precisava de pessoas para repassar a arte de tapeçaria e foi ali que fiquei durante bons anos”, afirmou Nilza. “Achei maravilhoso o trabalho da Prefeitura, no qual crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a sua história”, acrescentou.

Já Neuza, ficou emocionada com o que viu. “Gostei muito do trabalho que fizeram aqui para que as pessoas que não puderam conhecer a Madeleine soubessem um pouco desse trabalho, que marcou na história da tapeçaria”, concluiu Neuza.

Além das crianças, o evento aberto ao público contou com a participação de muitas famílias. Foi o caso da educadora Aline Correia, que decidiu dar um passeio com a família em Araçatiba e se deparou com as atividades. “As crianças curtiram muito e certamente voltaremos quando outros eventos acontecerem. Aqui tem um clima muito bom e essas atividades culturais são muito interessantes para os pequenos”, concluiu a moradora de Itaipuaçu, acompanhada do namorado Jefferson Bruce, da filha Alice, de seis anos e dos sobrinhos João, também de seis anos e Vicente, de um ano e meio.

2018_08_25_Praca_do_Saber_Aracatiba-CLARILDO-4411

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS