spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

1ª Pré-conferência sobre tecnologia é realizada no E.M Joana Benedicta Rangel

WhatsApp Image 2018-09-04 at 16.40.37

As especialistas em medicina e integrantes da Rede Esse Mundo Digital, Evelyn Eisenstein e Emmalie Ting foram as convidadas para palestrar na 1ª pré-conferência sobre os riscos do mau uso da tecnologia. O primeiro encontro de uma série de cinco, promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, aconteceu no último sábado (01/09) na quadra da Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro. Cyber bullying, desafios perigosos que acontecem no mundo virtual e riscos da sexualidade foram alguns dos temas abordados pelas médicas. Após os cinco debates, uma conferência está prevista para o ano de 2019.

Durante a apresentação em slides, foram mencionados ainda assuntos como dependência em jogos online e videogames, a faixa etária e a duração do tempo máximo de exposição às mídias digitais e as características comportamentais dos adolescentes.

De acordo com a pesquisa “TIC Kids Online”, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR) de 2016, 2.498 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos são usuários de internet. A pesquisa apontou ainda que 52% dos pais nada ou pouco sabem do que seus filhos fazem na rede.

Para a mestre em Endocrinologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutora em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo, Evelyn Eisenstein, o assunto é de extrema importância para alertar, principalmente os pais, sobre os riscos que a tecnologia pode causar aos jovens e crianças. “O Cyber bullying, por exemplo, já acontece em várias escolas. As redes de ódio e intolerância estão crescendo, vídeo games com jogos violentos, desafios perigosos, tudo isso deve ser discutido. A ideia é educar para a saúde e não para a doença. Sermos educadores e não destruidores. O objetivo é justamente trabalhar essas questões de ética e segurança na rede”, afirmou.

Após o término do encontro, o secretário da pasta, Sérgio Mesquita, fez uma síntese sobre o debate e contou que conheceu o grupo depois de assistir a uma palestra no Rio de Janeiro. “A tecnologia foi pensada para dar qualidade de vida para as pessoas e o sistema tira essa qualidade. Isso é uma guerra entre o ser humano e não ser humano. Então, a Rede Esse Mundo Digital realiza um trabalho de resgate da vida humana. É você sair um pouco dos “01s” (linguagem do sistema binário) que fazem mal e trabalhar mais esse lado do bem”, avaliou.

Atenta às informações passadas pelas palestrantes, a professora Gabriela Vasconcelos, de 32 anos, disse que o ponto que mais chamou sua atenção foi com relação à pornografia infantil, que vem crescendo no país. “Eu acredito que temos que estar observando sempre até mesmo para orientar os pais. Creio que eles não têm muita ideia do que seus filhos fazem”, contou a professora da Escola Municipal Professor Oswaldo Lima Rodrigues, em Itaipuaçu.

A professora de Educação Infantil da rede municipal, Alessandra Norato, de 39 anos, destacou que o encontro serviu até mesmo para fazer uma reflexão sobre seus hábitos pessoais com relação ao uso excessivo da tecnologia. “Sabemos que muitos problemas que acontecem em salas de aula são reflexos da sociedade e da família. Então, foi muito boa essa oportunidade para pensarmos de que forma nós professores podemos contribuir para tentar diminuir esse mau uso da internet e incentivar dentro da escola o bom uso”, concluiu.

Os outros debates acontecerão nos dias 29/09, no Cineteatro Henfil, também no Centro, com o tema Saúde e Educação. No dia 20/10 será a vez da Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho receber o evento e terá Energia Limpa e Saneamento como assunto central. A Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira será palco do terceiro encontro da pré-conferência onde será abordado o conteúdo Mobilidade e Segurança no dia 10/11. O local escolhido para fechar o ciclo de palestras foi o Colégio Pinheiro Giannattasio, em Itaipuaçu, ainda com data a ser confirmada pela Secretaria de Comunicação, Ciência e Tecnologia.

WhatsApp Image 2018-09-04 at 16.41.05

Foto:  Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS