spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Iniciado o projeto Pré-IFF 2019

2018_10_11_Aula_Inaugural_Projeto_Pre_IFF-CLARILDO-0108

A Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, recebeu na última quinta-feira (11/10), cerca de 50 alunos para a aula inaugural do Pré-IFF. Idealizado pela União Maricaense dos Estudantes (Umes), com apoio e supervisão da Secretaria de Educação, o curso preparatório é gratuito e está sendo oferecido para os estudantes do município inscritos no processo seletivo 2019 do Instituto Federal Fluminense (IFF). O Pré-IFF tem duração de dois meses com quatro horas de aula por dia. O objetivo é que o maior número de estudantes de Maricá consiga entrar em um dos cursos oferecidos pelo instituto.

A secretária de Educação, Adriana Luiza, esteve no aulão inaugural e falou da importância do projeto. “Estou muito feliz por em tão pouco tempo termos conseguido com a Umes e com a equipe do IFF formar uma turma interessada em conhecimento, no saber e em aprender um pouco mais”, disse Adriana.  “Acreditamos que os nossos alunos tem condições de fazer um curso federal e apostamos na educação que temos aqui em nossa cidade”, afirmou. “Temos uma unidade do IFF sendo construída pela Prefeitura em nosso município. É um sonho que está quase se tornando real, mas queremos mais, queremos que vocês estudem no IFF, queremos vocês lá e por isso a Prefeitura e a Umes estão juntas neste projeto. O céu é o limite”, frisou a secretária.

A aluna Beatriz Braga, de 15 anos, moradora de Itaipuacu, falou das expectativas. “Soube do projeto pela Umes e fiquei muito feliz, pois os jovens de periferia como eu, que mora no residencial Minha Casa Minha Vida, por exemplo, normalmente não tem muitas opções e com esse projeto nós teremos mais acesso ao conhecimento e poderemos sonhar e realizar a possibilidade de estudar no IFF”, explicou a estudante.

Segundo a diretora executiva da Umes, Andressa Santos, as vagas foram preenchidas preferencialmente com os alunos do nono ano. “Embora tenhamos completado as 50 vagas, nós já decidimos que iremos estender o número de vagas até 60 alunos, pois a procura foi grande. Já temos uma lista de espera que será avaliada de acordo com frequência dos alunos. Nosso intuito é realmente dar oportunidade para quem tem interesse”, ressaltou Andressa. “O grande diferencial do nosso projeto é que além dos professores da rede municipal, ele tem uma aula de vivencia com alunos que já estudam no IFF, pois a rotina de estudos dos alunos do IFF possuem particularidades das quais queremos que os nossos jovens se sintam inseridos”, detalhou. Ainda de acordo com Andressa uma segunda edição do Pré-IFF acontecerá em 2019.

O estudante do IFF Maricá, Ian Soares, de 18 anos, morador de Ponta Grossa, aluno do primeiro ano do curso de Técnico em Edificações falou um pouco sobre a rotina de estudos. “Essa aula de vivencia sem duvidas vai preparar esses alunos para a realidade do IFF porque há uma diferença muito grande se comparamos a escola regular e o Instituto Federal. Sem duvidas eles chegarão mais preparados”, garantiu Ian.

2018_10_11_Aula_Inaugural_Projeto_Pre_IFF-CLARILDO-0114

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS