spot_img

Leia a nossa última edição

Zumba reúne 250 mulheres pelo Outubro Rosa

2018_10_30_Zumba_Outubro_Rosa-KATITO-1730

Encerrando as atividades referentes a campanha Outubro Rosa, em prol da prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Esportes e Lazer, realizou na noite da última terça-feira (30/10), na quadra do Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no Flamengo, um aulão de Zumba que contou com a participação de 250 mulheres, todas alunas do Projeto Esporte Presente, iniciativa da Prefeitura de Maricá, responsável por disponibilizar gratuitamente a população variadas atividades esportivas em locais diferentes da cidade.

“A nossa intenção é sempre proporcionar a prática do esporte visando qualidade de vida e saúde. E, a campanha Outubro Rosa, reconhecida nacionalmente, é uma oportunidade de conscientizar as mulheres e a população de forma geral a respeito da prevenção do câncer de mama”, afirmou o secretário de Esportes Filipe Bittencourt. “Muitas mulheres participam das atividades da nossa pasta, por isso, juntamente com a Secretaria de Saúde é importante promover iniciativas como as de hoje”, justificou.

Antes de queimar algumas calorias com a Zumba as alunas ouviram atentas as orientações passadas pela enfermeira do programa de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Renata Santos, que na sequencia convidou e ensinou todas às mulheres presentes a realizarem o autoexame.

“Nosso objetivo principal é conscientizar essas mulheres sobre a importância do autoexame e da realização dos exames de imagem para detectar precocemente o câncer de mama, pois 95% dos casos diagnosticados precocemente tem cura”, afirmou Renata. “Além disso, ações como essa, que auxiliam a detecção precoce do câncer de mama e promovem a prática de exercícios, boa alimentação, redução do consumo de álcool e do fumo são muito importantes”, avaliou. “Estamos aqui falando com o público alvo da campanha embora é sempre bom lembrar que o câncer de mama também atinge os homens, cerca de 1%, por isso é essencial que a informação chegue a todos”, frisou a enfermeira.

A dona de casa Aldaleia da Costa, de 65 anos, moradora do Marques, contou que é aluna do Projeto Esporte Presente desde o início e que adora as aulas de Zumba que acontecem as terças e quintas no local. “A dança está ligada a saúde e desde que começaram as aulas de Zumba eu estou aqui. Adoro dançar e não poderia perder a aula de hoje por nada. Além de absorver informações importantes para a nossa saúde está sendo muito divertido. Eu, com 65 anos, estou aqui arrasando na Zumba”, disse sorrindo a dona de casa.

A ação contou ainda com uma apresentação do grupo de dança da Igreja Batista do Calvário que emocionou a todos e com um bolo foi oferecido aos participantes encerrando a ação. Ainda de acordo com a pasta atividades também estão sendo preparadas para o Novembro Azul – campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina -, entre elas uma edição especial do Bike Night.

2018_10_30_Zumba_Outubro_Rosa-KATITO-1698

Fotos:  Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS