spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Saúde promove ação de conscientização contra o câncer de próstata

Ações de conscientização sobre o câncer de próstata foram realizadas pela Secretaria de Saúde durante o mês de novembro nos postos de saúde e nas escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta terça-feira (27/11), as atividades saíram do ambiente fechado e ganharam visibilidade com o dia D da campanha Novembro Azul na Praça Conselheiro Macedo Soares (Centro). Representantes dos programas Hiperdia e da Saúde para a população Negra também estiveram presentes, realizando testes para a verificação do diabetes e a pressão arterial, marcando consultas para os homens no período da noite e dando esclarecimentos sobre o câncer de forma geral e a necessidade de uma rotina de exames, principalmente no caso da população negra que é mais suscetível a ter diversas doenças pela maior quantidade de melanina na pele.

Segundo o coordenador do programa Saúde do Homem, Leandro Bastos, a triagem costuma ser feita à noite porque durante o dia os homens trabalham. “Ainda existem muitas dúvidas. É importante que as pessoas se previnam fazendo a medição do PSA, que é o agente específico que verifica a proteína prostática através do exame de sangue, mas também o exame de toque e uma ultrassonografia prostática para ver a imagem da próstata, porque existem fatores de risco como a idade e a genética. Os exames tem que ser feitos em conjunto, não há um mais importante que o outro”, declarou.

Quem passou pelo local aproveitou a oportunidade. “Fiz uns exames porque minha pressão subiu e desceu rápido, tive que fazer eletro, aí procuro sempre fazer exames. De próstata já tive que fazer até biopsia, mas graças a Deus não deu nada. Hoje a pressão está levemente alta”, explicou Edmundo Amorim de 79 anos, morador de Cordeirinho.

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS