spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Saúde inicia atendimento ginecológico especializado para crianças e adolescentes

O município de Maricá está oferecendo um atendimento pioneiro na região em termos de saúde: a partir de agora, crianças e adolescentes podem se consultar com um Ginecologista da Infância e Adolescência. O serviço oferecido pela Secretaria de Saúde está disponível no Posto de Saúde Central, localizado na Rua Clímaco Pereira, esquina com a Rua do Céu, no Centro. O atendimento será feito todas as 3ª feiras, por meio de encaminhamento de pediatras, endocrinologistas ou médico do Programa Saúde da Família.

A especialidade visa buscar uma aproximação com pacientes desde recém-nascidas que apresentam problemas ginecológicos, até adolescentes de 18 anos, uma vez que, em alguns casos, essas jovens se afastam das consultas com os ginecologistas. De acordo com a secretária de Saúde, Simone Costa, esses profissionais têm uma forma diferenciada de lidar com este público, podendo conseguir um resultado positivo no que tange às questões de gravidez precoce e de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. “Por ser especializado em infância e adolescência, ele fala mais a linguagem do adolescente e consegue uma adaptação melhor ao tratamento, já que muitas delas começam a usar muito a pílula do dia seguinte e isso desregula todo o ciclo hormonal”, afirmou.

Responsável pelo setor de Ginecologia de Infância e Adolescência da Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, o médico Paulo Henrique Novaes explicou a diferença entre a especialidade oferecida pela Secretaria de Saúde e a hebiatria. “O Hebiatra é um pediatra que atende adolescente tanto menino quanto menina e é o responsável por cuidar do desenvolvimento corporal. Já o Ginecologista da Infância e Adolescência vai atuar mais na parte ginecológica como corrimento de repetição em adolescente, o que não é para ter, puberdade precoce ou tardia, cólica fora da menstruação, entre outras patologias”, informou.

Aguardando o atendimento para sua filha Yasmin Duarte, de 9 anos, o vigilante Richard Duarte, de 46, aprovou a iniciativa da Prefeitura em oferecer esse tipo de especialidade. De acordo com ele, há cerca de um mês tem procurado o serviço em várias unidades, até mesmo nas clínicas particulares, mas não havia encontrado. “Conseguimos um pediatra aqui no Centro de Maricá que nos indicou um ginecologista infantil. Cheguei a ligar para algumas clínicas particulares e só estava conseguindo marcar para janeiro ou fevereiro do ano que vem. Fiquei sabendo que ia ter essa especialidade aqui e vim sem perder tempo”, finalizou.

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS