spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Maricá na rota do Turismo e da Gastronomia

Evento marca o lançamento da Rota Maricá

Um grupo de empresários de Maricá se juntaram estruturando a Rota de Gastronomia e Hotelaria, visando o fortalecimento e o desenvolvimento das empresas e da região. O lançamento aconteceu no Sítio do Riacho no Espraiado e contou com a participação de todos os membros, de convidados e da imprensa.  Integram a Rota, por enquanto 15 restaurantes e sete hotéis e pousadas.

A iniciativa surgiu após os cursos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo em parceria com o Sebrae/RJ. Um dos cursos foi direcionado aos restaurantes. Nele, diversas técnicas foram passadas, tais como atendimento ao cliente, elaboração de cardápio, redução de desperdício de energia e alimentos, entre outros. Já O curso de hospedagem teve como foco as pousadas da cidade.

Segundo Adriana Cotrin, coordenadora de marketing da Rota, ao fazer parte da Rota, seu negócio não fica isolado dos demais que estão envolvidos nos trabalhos e ainda por cima ajuda a fortalecer a luta de todos. Além do mais, com as melhorias feitas interna e externamente às empresas, seu negócio fica mais competitivo, atrai mais pessoas e, consequentemente, lucra mais.

“Queremos com isso, oferecer experiências gastronômicas e turísticas diferenciadas e de qualidade, contribuindo para a valorização do município. Além disso, pretendemos ser referência em gastronomia, turismo e entretenimento de qualidade, para moradores e visitantes”, disse.

O jovem e renomado chef João Diamante esteve presente. Ele tem um projeto social , chamado Diamantes na Cozinha, que oferece aulas sobre fundamentos da gastronomia a jovens e adultos. A ideia dele, era que as pessoas tivessem a oportunidade de serem lapidadas como ele foi um dia.

“O entendimento de todos que isso é muito importante para a localidade, fomenta a cultura, fala de hotelaria e gastronomia. Mostrar para o Brasil e para o mundo que Maricá tem um potencial gastronômico, de turismo e hotelaria para oferecer é muito importante para a região”, disse.

Para Leandro Marinho,coordenador do Sebrae no Leste Fluminense,  o empresariado da cidade pode se fortalecer mais. “Os empresário poderão se conhecer melhor e criar uma sinergia. Eles poderão recorrer um ao outro em caso de necessidade, desta forma se cria uma rede de cooperação no município, fortalecendo o setor cada vez mais”, contou.

Chef e presidente da OAB-Maricá, Eduardo Carlos ressaltou que a entidade sempre apoiará os bons projetos e já pretende sugerir um evento para o calendário da Rota.

“Isso é muito importante para nossa instituição. Há fortalecimento de diversos setores. Vamos estudar parcerias com a Rota. Aproveitando o bairro do Espraiado, que tem um clima bem semelhante ao da serra, podemos conversar para incluir o Rota de Inverno”, falou.

O secretário de Desenvolvimento, Comércio e Petróleo Alan Novais comentou que a Rota pode criar diversas possibilidades para cidade e diz estar com o sentimento de dever cumprido. “Estou muito feliz! Quando vejo a iniciativa dos próprios empresários da cidade na construção dessa Rota Gastronômica, que não é somente a questão alimentícia, mas envolve outras áreas do turismo, uma possibilidade que haja mais desenvolvimento público para a cidade, atraindo pessoas não só de Maricá, mas das cidades vizinhas que conhecerão o município experimentando nossa gastronomia, pousadas, cultura e belezas naturais”, afirmou.

Novais também disse pretender manter os cursos com o Sebrae e outros cursos gastronômicos para aumentar o caminho da Rota, bem como a qualificação dos empresários locais.

Segundo Marcelo Perroni, empreendedor da área gastronômica, formado pelo curso e um dos coordenadores do projeto, dentre os objetivos da rota está a união de forças, adquirir representatividade, dar visibilidade às empresas e ao município, além de promover o desenvolvimento dos setores de gastronomia e turismo. “A criação surgiu da necessidade de organização da demanda crescente dos visitantes, sustentabilidade e crescimento do segmento de turismo ao nosso município, aproveitando o potencial de gastronomia, cultura, hotelaria e belezas naturais”, explicou.

Fotos: Paulo Polônio

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS