spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Defesa Civil abre inscrições para o primeiro curso de vistoria estrutural em estruturas edificadas

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, em parceria com a Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Rio, realizará o primeiro Curso de Vistoria Estrutural em Ações de Proteção e Defesa Civil, voltado para os profissionais da área técnica e operacional de defesa civil de todo o Brasil, que atuam nas ações de redução do risco de desastres tecnológicos locais. As inscrições começam nesta terça-feira (08/01) e vão até o dia 29/01.  As aulas começam no dia 12/02 e vão até o dia 15/02. Ao todo, são 40 vagas disponíveis.

“Os principais resultados deste curso são a melhoria na qualidade de análise do agente de defesa civil ao realizar as vistorias estruturais e capacitá-lo para orientar a população sobre a importância de se respeitar os padrões construtivos locais, evitando gerar riscos futuros que comprometam a segurança de pessoas e bens”, avalia o secretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos.

O curso tem por objetivo desenvolver conhecimentos relacionados à redução do risco de desastres tecnológicos, através do aumento da percepção de risco em estruturas edificadas com patologias construtivas. Dentre os temas abordados no curso estão a introdução aos desastres tecnológicos relacionados às obras civis, a abordagem sobre redução do risco de desastres, resiliência, marcos regulatórios internacionais, análise de segurança x risco x prejuízo, características do concreto armado, o papel do poder público nas vistorias, conceito de documentos, técnica de diagnóstico por inspeção visual, a patologia do concreto armado, mecanismos de ruptura, causas e origens dos defeitos das construções em concreto armado, trincas típicas em lajes maciças, características das fissuras no concreto armado, trincas típicas em painéis de alvenaria, recalque nas fundações e outros temas relevantes.

As aulas serão ministradas na Escola Municipal de Administração de Maricá (Emar), na Rua Álvares de Castro 538, Centro.  As inscrições podem ser feitas através do email cursosdcmarica@gmail.com. É necessário informar nome completo, um email de contato, telefone de contato, RG e o órgão de vinculação.

Fotos: Clarildo Menezes e Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS