spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Equoterapia promove atividades nas férias escolares

A equipe da Equoterapia, equipamento administrado pela Secretaria de Assistência Social, está promovendo diversas atividades diferenciadas nas férias das crianças acompanhadas pela unidade. Uma das atividades oferecidas foi o banho nos cavalos, no qual todas as crianças ficam de roupa de banho e ajudam a lavar o animal. “O cuidar e ser cuidado faz parte das relações entre seres vivos, portanto ao escovar, pentear, e higienizar o animal, trazem riquezas de emoções que se traduzem nesta relação de autoconfiança entre as crianças e o animal”, explicou o secretário Jorge Castor.

Segundo o secretário, o trabalho na Equoterapia é intenso e existem várias atividades a serem desenvolvidas. “Estas atividades proporcionam às crianças uma rica oportunidade de consciência e conhecimento corporal gerando uma interação e maior integração com o mundo”, destaca Castor. Também foi realizado o plantio de um grão de feijão sobre algodão molhado e a confecção de fantoches. “O trabalho tem como objetivo desenvolver a socialização e atividades manuais, além de ter maior contato com a natureza e com materiais recicláveis”, disse a coordenadora do equipamento, Fabíola Madeira.

Comprovadamente eficaz no tratamento de pessoas com deficiência, a Equoterapia faz parte de um importante projeto desenvolvido pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social, utilizado como terapia de reabilitação. O tratamento é acessível a todos os alunos das redes pública e particular, que morem no município e tenham prescrição médica para a atividade. Síndrome de down, autismo, encefalopatia, microcefalia, problemas motores, deficiência auditiva e visual são, normalmente, indicadas no tipo de tratamento para a faixa etária de três a 21 anos. Não são indicadas, porém, crianças que tenham fobia a cavalos ou qualquer outro tipo de animal.

As sessões acontecem num haras, no Espraiado e cada pessoa em tratamento conta com meia hora de atendimento semanal acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeutas. No serviço de Equoterapia, o praticante exercita na montaria, a interação com o cavalo e seus cuidados, promovendo sua independência e desenvolvimento biopsicossocial, permitindo novas formas de socialização, estimulação sensorial e motora, aumento da autoestima e autonomia, entre outros benefícios.

Fotos: Divulgação

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS