spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Curso de Vistoria Estrutural em Ações de Proteção e Defesa Civil entrega 60 certificados

Chegou ao fim nesta sexta-feira (15/02) o Curso de Vistoria Estrutural em Ações de Proteção e Defesa Civil promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil em parceria com a SUBDEC (Subsecretaria de Defesa Civil do Rio de Janeiro).

A capacitação que teve início no dia 12/02 foi realizada na Escola de Administração de Maricá (EMAR), no Centro, e entregou certificados de conclusão para 60 profissionais de áreas técnicas e operacionais da Defesa Civil dos estados da Bahia, Mato Grosso, Pará, São Paulo, Tocantins e Rio de Janeiro.

“Considero que esse trabalho é uma ação pioneira no  estado. Quando o município investe na Defesa Civil, na verdade está investindo em iniciativas que irão salvar vidas. O papel da Defesa Civil não é o socorro, essa é uma tarefa do Corpo de Bombeiros”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos. “O trabalho da Defesa Civil é evitar que o Corpo de Bombeiros tenha que atuar, trabalhamos com a prevenção e hoje em Maricá a Defesa Civil tem autonomia, tem estrutura para realizar o melhor trabalho na área de prevenção e com isso atender melhor a população”, explicou Luiz.

O secretário comemorou a grande adesão ao curso. “Temos aqui profissionais da Defesa Civil de seis estados diferentes, agentes da região norte do país, por exemplo, que vieram de longe porque acreditaram na nossa proposta e saem daqui hoje mais capacitados, mais preparados para colocar em prática nas suas cidades, nos seus estados o que nós já praticamos em Maricá”, frisou Luiz Carlos.

Para a agente Fernanda Abreu, atuante na Defesa Civil de Bom Jesus do Itabapoana, no estado do Rio, há seis meses, o treinamento abriu seu olhar para outras realidades dentro do seu escopo de trabalho.

“O curso foi maravilhoso. Foi um aprendizado muito grande“, avaliou Fernanda. “É muito importante que os municípios valorizem o trabalho da Defesa Civil e nesses dias que passamos aqui pudemos constatar que Maricá valoriza os seus agentes”, observou. “Além de poder multiplicar o meu aprendizado, a partir de agora levarei maior segurança para quem eu estiver socorrendo”, ressaltou.

Na avaliação do Major Moisés Tavares, que atua há 19 anos no Corpo de Bombeiros do Pará, o curso foi excelente, principalmente no que tange à troca de experiências.

“Lá a Defesa Civil funciona dentro do Corpo de Bombeiros e esse curso é de suma importância, pois aborda a avaliação da parte estrutural que é uma deficiência que temos”, explicou Moisés. “Todo o treinamento foi excelente, superou minhas expectativas. Estou me sentindo mais preparado, inclusive o nosso objetivo era absorver o máximo de conteúdo para poder multiplicar aos demais agentes da corporação”, afirmou o major.



Fotos: Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS