spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

ESPRAIADO DE PORTAS ABERTAS

Bucólico bairro oferece diversos atrativos

Um lugar de muitas belezas, assim é o Espraiado. Vale encantado encravado na Mata Atlântica e santuário ecológico, o Espraiado começa na serra do mesmo nome, que faz divisa com Tanguá e Itaboraí, acompanhando a trajetória do Rio Caranguejo até a altura de Manoel Ribeiro, no Km 34 da Rodovia Amaral Peixoto.
O nome surgiu ao longo da história devido à forma como as águas do Rio Caranguejo se espraiavam pelo vale, principalmente nos períodos de enchentes.
O Vale do Espraiado é muito fértil para a agricultura, possuindo diversos sítios produtores de alimentos de origem orgânica (sem agrotóxico). É também uma área muito disputada para o turismo rural e o ecoturismo.
As águas límpidas dos córregos e cachoeiras e a vastidão de espécies da Mata Atlântica são um convite para os amantes da natureza.
As trilhas do Espraiado são das mais belas para os adoradores do ecoturismo. Já para os que gostam apenas de um banho refrescante, várias cachoeirinhas, como a localizada próxima à Capela, são ótimas opções.

CACHOEIRA DO ESPRAIADO

De fácil acesso, é uma pequena queda d’água de 3 metros formada pelo represamento artificial de parte do córrego, procurada por muitas famílias. Deve-se ter cuidado quando atravessar o rio que da acesso a cachoeira; muitos carros atolam de acordo com a quantidade de água.
O caminho até a cachoeira pode ser feito todo de carro. Carros pequenos aguentam o trajeto, desde que não sejam rebaixados. Há dois acessos pela RJ-106: um mais perto de quem viaja de Maricá no sentido Saquarema, e outro mais perto de quem viaja no sentido Maricá vindo de Saquarema. A primeira opção oferece uma estrada em melhores condições e asfaltada em boa parte do trecho.
Se você estiver de ônibus, do centro de Maricá saem ônibus e vans com destino ao Espraiado. O ponto final do ônibus está a poucos minutos de caminhada da cachoeira.

ESPRAIADO DE PORTAS ABERTAS

Comemorando 10 anos de existência, o Espraiado de Portas Abertas é um evento que acontece a cada dois meses reunindo artistas locais, produtores da região e artesanatos típicos da região rural de Maricá. O evento foi criado em 2008 pela proprietária do Sítio do Riacho, a Regina Sebould e em 2013 a prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo, passou a organizar o evento, que ampliou a programação.

Ao longo dos sete quilômetros da Estrada do Espraiado, os bares, restaurantes, sítios e pousadas oferecem pratos variados da gastronomia local. A cada edição o ingrediente principal é preparado de várias formas e sabores incríveis.

TAPECEIRAS DO ESPRAIADO

Um trabalho que tem colocado o Espraiado em destaque são as tapeceiras. Desenvolvido por Madeleine Colaço na década de 40, tendo como inspiração a fauna e a flora do local. Hoje em dia uma de suas representantes é Ilma Macedo. Ela aprendeu a arte da tapeçaria com uma menina na época da escola e sempre trabalhou com isso. ” A minha missão é fazer que esse trabalho continue. Se eu não fizesse isso, ninguém ia fazer, ia acabar com uma cultura dessa. Quero ensinar para poder continuar com esse trabalho tão bonito”, comentou.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO


Localizada no Espraiado, a Unidade de Conservação do Espraiado faz parte do projeto das Unidades de Conservação das Serras de Maricá. Assinado pelo então prefeito Washington Quaquá em meados de março de 2011, o projeto das Unidades de Conservação das Serras de Maricá – a maior unidade contínua em todo o estado – foi idealizado e executado pela então Secretaria do Ambiente e Urbanismo, com apoio da Secretaria do Estado do Ambiente através do ProUC, programa que apoia a criação de unidades de conservação municipais, da Superintendência de Biodoversidade. As duas unidades criadas estão respectivamente nas categorias Refúgio de Vida Silvestre e Área de Proteção Ambiental e juntas somam aproximadamente 12 mil hectares, 38% do território do município.

NEGÓCIOS FLORECEM NO ESPRAIADO

Diversos empreendimentos também fazem parte do Espraiado e tem mudado a cara do bairro. O Costela Fogo de Chão é um e tem levado muitas pessoas a conhecerem o bairro. O local oferece aos visitantes um amplo espaço de lazer com piscina, áreas verdes e uma comida deliciosa. Outro é o condomínio Privilége Golf. Com diversas opções de lazer, incluindo um golfe clube completo e exclusivo club house. O Privilége Golfe possui mais de 350 m² de área verde. São 190 lotes de 360m² a 1.300m² com sistemas de água, luz e esgoto já disponíveis. Tudo o que você precisa para construir a sua felicidade.

Localizado entre a praia de Ponta Negra e as belíssimas cachoeiras do Espraiado, oferece lazer completo para proporcionar os melhores momentos de diversão e relaxamento ao lado de família e amigos. O local oferece aos moradores : salão de festas, Churrasqueira, Cozinha, staff,Vestiário,Fitness,Solário,Raia,Fitness Externo, Bar da Piscina, Piscina Adulto,Piscina Infantil,Percurso de Caminhada,Quadra de Tênis,Quadra Poliesportiva e Clube de Golfe.

Segundo Mauricio Matsu, administrador do Privilège Golf Residencial é neste lugar especial, com um ar bucólico, e provido de toda infraestrutura necessária para uma vida de qualidade e segurança. “São três projetos arquitetônicos pensados para valorizar a bela paisagem do entorno, que irá proporcionar um ambiente agradável e uma sensação de liberdade e segurança. As plantas desenvolvidas possuem 01 suíte, 02 quartos, 02 vagas cobertas e ambientes confortáveis receptivos em lotes a partir de 366m²”, disse.

Foto: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS