spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Políticas Inclusivas promove segundo encontro do projeto “Conhecendo o Conhecimento”

Sob o tema “Políticas Públicas e as Relações de Gênero, Raça e Classe” foi realizado nesta quarta-feira (20/03), na sede da Secretaria de Políticas Inclusivas, no Centro, a segunda roda de conversa do projeto “Conhecendo o Conhecimento”, que tem como objetivo promover o encontro e a troca de saberes. O evento contou com a palestrante convidada Rachel Gouveia, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora da Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ).

“Essas atividades promovidas pela Prefeitura de Maricá são fundamentais, no sentido da capacitação de profissionais, pois possibilita uma atuação muito mais qualificada e efetiva para a população já que viabiliza a garantia de direitos”, disse Rachel Gouveia. “Esse trabalho realizado aqui é algo inédito. É um exemplo para outros municípios e prefeituras e espero que no futuro essas ações se ampliem e alcancem ainda mais pessoas”, desejou.

Durante a palestra Rachel apresentou uma análise a respeito do lugar da mulher, especificamente da mulher negra, dentro da formação social brasileira. “A mulher vem sendo subalternizada ao longo da história e por isso é essencial a existência de politicas públicas que possam viabilizar direitos para essa população. Precisamos entender a fragilidade e as dificuldades passadas por essas mulheres mais empobrecidas justamente para que possamos atender esferas das quais não vivenciamos”, disse a palestrante.

Para Sheila Pinto, secretária da pasta, é preciso quebrar paradigmas. “Nosso grande objetivo com essas rodas de conversa é realizar a troca de conhecimento, pois o saber não está preso em si mesmo, o saber é e deve ser uma troca. Buscamos promover o empoderamento do conhecimento e a Rachel Gouveia está aqui hoje justamente para fazer isso acontecer”, afirmou Sheila. “Inclusive já temos planejado para o nosso próximo encontro uma discussão sobre mídia e comunicação, pois considero esses temas muito pertinentes para o nosso momento atual”, adiantou. “Todos precisamos entender o que é mídia e o que é comunicação e a partir daí desenvolvermos um senso crítico sobre o que estamos consumindo desses dois assuntos”, avaliou Sheila.

Participando da roda de conversa pela segunda vez a assessora cultural Andréa Cândida, moradora de Itapeba, elogiou a iniciativa. “O trabalho feito aqui é muito importante e sério. Na minha avaliação não é apenas uma roda de conversa, mas uma verdadeira aula de cidadania, inclusão e valorização do conhecimento”, elogiou Andréa.

Foto: Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS