spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Encerrada 4ª edição do curso Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania

A 4º edição do curso de “Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania”, oferecido gratuitamente pela Prefeitura por meio da Secretaria de Habitação e Assentamento Humanos
chegou ao fim, na última sexta-feira (22). Com mais de 70 inscritos a sexta e última aula, realizada no CEM Joana Benecdita Rangel, no Centro, contou com a participação da Coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense (UFF), professora Regina Bienenstein, que palestrou a respeito do tema: “Direito a Cidade: Desafios Enfrentados Para o Acesso a Moradia Digna”.

“É preciso discutir o direito a cidade e principalmente como enfrentamos o desafio para dar a população acesso a uma moradia digna. Abordamos muitos temas importantes durante o curso, pois nosso intuito é passar para vocês informações que no geral a população não tem”, disse a secretária da pasta, Rita Rocha. “Em cada uma das aulas tentamos disseminar as ações da prefeitura evidenciando o que está acontecendo no município. E, contamos com vocês para que multipliquem essas ações”, pediu.

“A questão urbana e da habitação precisam ser trabalhadas com o uso de diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, o urbanismo, o serviço social, o direito, a engenharia, entre muitos outros. Você junta todo mundo para poder tratar verdadeiramente a questão da moradia e esse curso, oferecido pela Prefeitura, cumpre esse papel”, avaliou Regina Bienenstein. “Sou pesquisadora e vejo como os outros municípios tratam o assunto moradia e fiquei gratamente surpresa com as iniciativas realizadas aqui. São ações inovadoras e corretas”, analisou Regina.

“O melhor desse curso é justamente essa dinâmica participativa, que permite ao morador opinar e discutir as melhorias do seu bairro, da sua rua e da sua cidade. É um trabalho que aproxima o munícipe da gestão municipal”, afirma a arquiteta Monica Cavalcante, de 52 anos, que além de moradora de Maricá é secretária de Habitação no município vizinho de Itaboraí. “Para mim é muito importante poder estar aqui e fazer essa ponte, pois são cidades vizinhas, com problemas parecidos e essa troca é muito agregadora para ambos os municípios”, ressaltou Monica.

Rita Rocha falou ainda sobre o cancelamento da aula prática devido ao mau tempo e sobre a entrega de certificados. “Em breve entraremos em contato para definir um dia para a nossa aula prática em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Por experiência sabemos que com o tempo ruim as atividades na fazenda ficariam comprometidas e por isso tivemos que cancelar. Iremos reagendar para uma data que atenda a maioria e todos serão avisados”, ressaltou. “Além disso, em breve  vocês receberão seus respectivos certificados através do e-mail cadastrado no ato da inscrição”, garantiu Rita Rocha.

Fotos: Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS