spot_img

Leia a nossa última edição

Maricá sedia curso de análise de áreas de risco com profissionais de Defesa Civil de todo país

Profissionais da Defesa Civil de diversas cidades do país participaram nesta terça-feira (9/4) do curso de Análise de Risco Geológico em Ações de Proteção e Defesa Civil, promovido pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil – CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), na Escola Municipal de Administração de Maricá (Emar). Ao todo, participam da capacitação mais de 70 profissionais de locais como: Ubá (MG), Curitiba (PR), Lagoa Seca (PA), São Carlos (SP), Aracaju (SE), dentre outros. A capacitação segue até a próxima sexta-feira (12/4) totalizando 32 horas.

“O curso é importante por transmitir novas metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres socioambientais”, afirma o secretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos. Ainda segundo Luiz Carlos, já foi autorizada a criação da Academia Municipal de Defesa Civil que será responsável pela capacitação dos agentes no município, mas com atuação aberta para profissionais do estado e de todo Brasil.

Um dos instrutores da CPRM, o geólogo e pesquisador em Geociências, Jorge Pimentel, explicou o funcionamento da companhia, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, em todo país e destacou que, desde 2011, o órgão atua no mapeamento de áreas de risco e no trabalho para prevenção de acidentes.

Durante o curso, o professor abordou conceitos fundamentais da área como desastres naturais, risco, evento geológico e suscetibilidade. “Nosso objetivo constante é buscar resultados para a melhoria dos sistemas de avaliação e mapeamento de riscos, previsão e alerta e também o planejamento urbano na atuação de gestão do risco de desastres. A CPRM superou a meta de mapeamento de áreas de risco de 821 municípios estipulado no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta aos Desastres Naturais (PNGRRDN). Hoje, o número de municípios mapeados ultrapassa os 1.687 em todo o Brasil, destacando que novas cidades estão incluídas na agenda de ação atual”, frisou o professor.

A coordenadora estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo, a geóloga Cristiane Tinoco dos Santos, destacou a importância de trocar experiências com profissionais de todas as regiões do país. “É fundamental nos capacitarmos e sempre estarmos aprendendo como atuar na prevenção de desastres. Estou muito animada com o que irei aprender”, frisou, acrescentando que, no início desse ano, a cidade de Castelo, no Sul do Espírito Santo, sofreu o desplacamento de rochas que bloqueou a principal estrada de acesso à comunidade de Lembrança, interditou cinco casas e deixou 20 famílias isoladas. Para a geóloga, a apresentação de uma nova metodologia japonesa de mapeamento com base no projeto GIDES foi um dos fatores que motivou a sua participação nesse curso.

O coordenador estadual adjunto de Defesa Civil do Acre, o tenente coronel Eden Santos, falou sobre a importância de participar do curso junto com outros dois profissionais do seu Estado. “Viemos buscar conhecimento mais qualificado para o enfrentamento de eventos geológicos. Lá no Acre, não sofremos por movimentos abruptos de massa, por sermos uma região mais plana, no entanto tempos muitos rios e igarapés e nos preocupamos constantemente com essas áreas”, salientou o coordenador.

No curso foram abordados diversos temas, como programa de prevenção e erradicação de riscos em assentamentos precários, Introdução ao Gerenciamento de áreas de risco geológico; Conceitos básicos de risco e de áreas de risco; Identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos: tipologia, cenários, indicadores e critérios; Roteiro metodológico para análise de risco e mapeamento de áreas de risco em setores de encosta e de baixada; Identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de alagamentos e inundações; Gerenciamento de áreas de risco; Apresentação das ações municipais e outros órgãos, além de outros temas relevantes.

Foto: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS