spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Testagem de idosos assintomáticos termina nesta sexta-feira, 10/07

Termina nesta sexta-feira, 10/07, a testagem em pessoas com 60 anos ou mais assintomáticas para detectar contaminação por Sars-CoV-2. As Unidades de Saúde da Família (USF) do município recebem nesta quarta-feira (08) idosos com iniciais S e T; na quinta-feira (09), os nomes que começam com U, V e X; e no último dia, sexta-feira, 10/07, as iniciais W, Y e Z.

Para a secretária de Saúde, Simone Costa, a expectativa com a testagem foi ultrapassada. “Para a nossa surpresa, a população esteve presente nas USFs de forma cuidadosa e seguindo nossas recomendações. Algumas unidades fizeram 70 testes em um único dia, e assim que conseguimos mapear os positivos, agimos para isolá-los, dar seguimento e acompanhar o tratamento após identificar se tinham anticorpos de longo ou curto prazo no sistema imunológico”, disse.

Os números também foram satisfatórios, de acordo com a secretária. “Vamos encerrar dia 10 de julho e a expectativa é de fechar com até 12 mil testes feitos, o que representa mais da metade do total de idosos já cadastrados nas USFs, em torno de 21.600 nas 24 unidades de Maricá”, disse. Até segunda-feira (06/07) foram testados 10.132 idosos assintomáticos, sendo 10.010 negativos e 122 positivos.

A testagem de cidadãos com sintomas continua sendo realizada nos três polos instalados na cidade – Centro, Ponta Negra e Itaipuaçu.

“Na sexta-feira (10) vamos testar a população de rua, além de disponibilizar testes aos trabalhadores em geral, que estão em contato sistemático com o público, e seguimos testando os profissionais de saúde periodicamente”, comentou a secretária ao mencionar sobre os próximos passos a serem tomados depois da testagem dos idosos.

Ainda de acordo com a secretária, a geração de dados é instrumento fundamental de mapeamento da pandemia na cidade. “Não é apenas testagem, começamos um acompanhamento epidemiológico em Maricá. A ideia de começar pelos idosos, nosso público mais vulnerável – por conta do nosso total de óbitos, que era de 77% em pessoas acima de 60 anos – foi cumprida com sucesso, protegendo a nossa população”, completou.

Testagem de Idosos Assintomáticos:

Local: Unidades de Saúdes da Família (USF)

Dia: 08/07 – Letras S e T

Dia: 09/07 – Letras U, V e X.

Dia: 10/07 – Letras W, Y e Z.

Horário: 8h às 17h

Os exames estão sendo realizados na unidade de Saúde onde os idosos estão cadastrados, seguindo as letras em ordem alfabética. Aqueles que residem em áreas sem cobertura de uma USF deve procurar a unidade mais próxima e se cadastrar.  Devem apresentar documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência para que o teste seja feito.

Fotos: Marcos Fabrício e Vinicius Manhães

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS