spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Maricá busca parceria com Cuba para fabricação de medicamentos

Uma comitiva representando a Prefeitura de Maricá está nessa semana em Cuba para alinhar projetos importantes para a saúde e educação do município.

O vice-prefeito de Maricá Diego Zeidan, a secretária de Saúde Drª Solange Oliveira, o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) Celso Pansera estiveram nesta segunda-feira (27) visitando alguns centros de fabricação de medicamentos cubanos. A ideia da visita é alinhar uma parceria para implantar um centro de fabricação de medicamentos cubanos em Maricá.

“De fundamental importância a parceria e cooperação técnica de Maricá com a tecnologia cubana.Cuba prioriza os investimentos em tecnologia e desenvolve pesquisas pioneiras sobre fármacos e vacinas para os principais agravos em saúde pública.Temos a possibilidade de participarmos das pesquisas e fabricação dos medicamentos para condicoes como a artrite reumatóide e varíos tipos de câncer.” Afirmou Dr Solange.

A intenção é que os remédios sejam fabricados em Maricá usando a tecnologia cubana, além disso, os medicamentos serão enviados para todo o Brasil após aprovação.

Os medicamentos são para tratamento de câncer de pulmão e de pele, artrite, artrose e outras doenças que possuem tratamentos com medicamentos específicos. Cuba é uma referência mundial na fabricação desses medicamentos, principalmente no tratamento de câncer.

Com um centro de fabricação de medicamentos em Maricá, a cidade contará com mais oferta de medicamentos, além de criar uma receita para a fase pós-royalties.

Pesquisas também serão realizadas no laboratório para a elaboração de novos medicamentos utilizando profissionais e estudantes de Maricá.

Melhorias na atenção básica de Maricá

A comitiva também esteve com membros do Ministério de Saúde cubano para conhecer o modelo cubano de atenção básica, que é reconhecido no mundo todo como um dos melhores.

Durante a reunião, foram debatidas alguns métodos usados pelo Ministério de Saúde de Cuba, que serão aplicados em Maricá, reformulando a rede de atenção básica do município.

A ideia é tornar o modelo de atenção básica de Maricá uma referência mundial nos próximos anos.

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS