spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Nossa Senhora do Amparo: conheça a história da padroeira de Maricá

No dia 15 de agosto é celebrado o Dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade de Maricá. Ela também é responsável por levar centenas de fiéis à Igreja matriz de Maricá, que leva seu nome.

Segundo a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, o nome da santa se deu na ocasião que Jesus foi pregado na cruz, quando entrega sua mãe, Maria, ao apóstolo João. Este, representa a todos os cristãos.

Nossa Senhora do Amparo é uma devoção mariana, isto é, de Maria (mãe de Jesus), presente em Portugal supostamente desde a Antiguidade e no Brasil desde os primeiros tempos após a descoberta.

A imagem de Nossa Senhora do Amparo remonta ao momento da morte de Jesus, mas representa a Virgem Maria que está no céu e que já venceu o sofrimento.  A coroa de Nossa senhora do Amparo ensina que ela é Rainha do céu e da terra, Rainha dos Anjos.

O véu branco simboliza sua pureza de coração. Ela passou pelo sofrimento de ver a Paixão e morte de seu Filho e mesmo assim, seguiu obediente e permaneceu fiel a Deus, sem se amarguras ou duvidar da sua fé.

O azul de seu manto simboliza o céu onde ela está e para onde os cristãos devem ir. O vermelho representa o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua paixão dolorosa. Debaixo do manto se encontra várias pessoas representando todos aqueles que recorrem a proteção de Nossa Senhora do Amparo. O dourado representa o presente que é Maria.

Há também a história de que Constantino I, o Grande, teve um sonho em que via um escudo com uma cruz. Uma voz lhe dizia que, com aquele sinal, ele venceria a batalha. Inspirado pelo ocorrido, mandou pintar todos os escudos com a cruz, e assim saiu vencedor. O fato de ele ter decretado o cristianismo como religião oficial do Império Romano permitiu aos cristãos meditarem mais sobre Cristo e Maria. Todos queriam se abrigar no Manto Protetor, sob o amparo de Nossa Senhora, o que ajudou a propagar ainda mais o título de Nossa Senhora do Amparo.

Padroeira de Maricá

 A Igreja Nossa Senhora do Amparo surgiu da velha Paróquia de Santo Antônio de Sá (atual Igreja de São José) ), através do alvará de 12 de janeiro de 1775, constituiu-se a atual Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.Em 08 de dezembro de 1802, a imagem de Nossa Senhora do Amparo foi abençoada e mudou de lugar, saindo da Capela de São José de Imbassaí (antigo Baçuí).

A Igreja Matriz é um dos mais belos templos da Região dos Lagos. Com seu estilo neoclássico, a obra do templo só foi finalizada no meado do século XX. Hoje, é um dos maiores patrimônios culturais de Maricá, a Igreja Matriz é uma herança histórica da cidade.

Nesta segunda-feira (15) a cidade segue com a programação em homenagem a padroeira com eventos no centro de Maricá. Confira:

Segunda (15/08) – Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro)18h – Som mecânico

19h30min – Show com a cantora Adriana Arydes

21h30min – Show com o Padre Omar

Referências:

Paróquia Nossa Senhora do Amparo

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img
- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS