spot_img

Leia a nossa última edição

Estação de Comunicações do Aeroporto de Maricá recebe certificado de Segurança Operacional

No início do mês de março, a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) do Aeroporto de Maricá (SBMI) recebeu o Certificado de 100% de conformidade de Segurança Operacional, concedido pela Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (Asocea), referente à inspeção do órgão em 2022. O documento se refere ao alcance absoluto das metas estabelecidas no Programa de Vigilância da Segurança Operacional do Serviço de Navegação Aérea.

Para receber o certificado, o Aeroporto de Maricá, administrado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), passou pela primeira Inspeção Regular de Segurança Operacional da Asocea em abril de 2022. Na auditoria – realizada a cada três anos –, são analisados cinco protocolos: comunicação, navegação e vigilância; tráfego aéreo; meteorologia aeronáutica; informações aeronáuticas; e segurança operacional.

Após a vistoria, os inspetores de cada área submetem ao chefe de equipe da Asocea as comprovações documentais e evidências comprobatórias dos processos implantados e executados pela equipe operacional e técnica da AMD Services, empresa Prestadora de Serviços Especializados (PSE) responsável pelas atividades de Operação, Manutenção e Gerenciamento da Segurança Operacional da EPTA SBMI.

Depois da conclusão das análises e confirmadas as comprovações e evidências, foi concedida à EPTA SBMI o Certificado, concedido às organizações que contribuem com destaque para o alcance e a manutenção do Nível Aceitável de Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab). O Aeroporto de Maricá atingiu 100% de conformidade nesses protocolos.

Sobre a EPTA do Aeroporto Municipal de Maricá

A EPTA do Aeroporto Municipal de Maricá (SBMI) é um elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que desenvolve, de forma permanente, as atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo, atuando como órgão operacional.

Com início das atividades em janeiro de 2019, após a autorização concedida à Codemar pela União da Comando da Aeronáutica (COMAER) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a EPTA SBMI é uma autorizada de serviço público dotada de pessoal, instalações, equipamentos, sistemas e materiais suficientes para prestar os serviços essenciais para a operação segura das aeronaves de: informação de voo de aeródromo (AFIS); telecomunicações aeronáuticas; meteorologia aeronáutica; informações aeronáuticas e alerta.

Últimas Noticias

LEIA MAIS