Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), participou na última sexta-feira (28/04), da 2ª edição do Fest Cine Saqua, o festival de cinema de Saquarema.
Durante o evento, representantes do Instituto participaram de debate sobre o tema “Economia criativa e a cadeia produtiva do audiovisual brasileiro pós-pandemia”. Os projetos da Incubadora de Inovação Social em Cultura e da plataforma de streaming municipal Maricá Filmes também foram apresentados.
Recebido por Antonio Jorge Pinheiro, anfitrião e mediador do bate-papo, o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez, falou sobre a plataforma de streaming.
“A plataforma de streaming surge com foco totalmente social, voltado para o artista do município. Ela atende inicialmente ao município, mas ficará à disposição do mundo”, explicou Gimenez.
Gerente geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo disse que a unidade tem o objetivo de apostar no empreendedorismo, mas preocupa-se também com a qualificação profissional.
“O nosso objetivo principal é ajudar no desenvolvimento da indústria do cinema, do game e do Carnaval, dando acolhimento para os talentos locais e para aqueles que desejam trabalhar com isso”, destacou Mariana.
O festival é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio e patrocínio da Prefeitura de Saquarema. O evento recebeu curtas e longas metragens de filmes nacionais e internacionais sobre esporte, meio ambiente e direitos humanos.
Plataforma de streaming Maricá Filmes
Maricá Filmes é a primeira plataforma de distribuição digital do país com financiamento a partir de políticas públicas municipais e a segunda de investimento do setor administrativo público.
Serão oferecidos filmes de curta e longa metragem, séries nacionais e internacionais, além de lives da Prefeitura de Maricá e, futuramente, com a possibilidade dw exibir também cursos online.
Em breve, será lançado um edital da Secretaria de Cultura com todas as regras e condições para disponibilização de conteúdos e produções, a partir do aporte de R$ 500 mil.