spot_img
spot_img

Leia a nossa última edição

Programação em homenagem ao dia da Amazônia no Cine Henfil neste Fim de Semana

O Cinema Henfil apresentará, entre os dias 22 e 25/09, uma programação gratuita com documentários, curtas e filmes sobre os povos da floresta, em homenagem ao dia da Amazônia, que aconteceu no dia 05/09.  Serão exibidos o documentário “Martírio”, com classificação de 14 anos; o filme de ficção e aventura “Tainá, Uma Aventura na Amazônia”, com classificação livre; o documentário Xina Bena – Novos Tempos”; “Huni Meka – Os cantos do cipó”, “Ex-Pajé”, com classificação de 14 anos, entre outros.

Confira a programação:

·         Sexta-feira, 22/09/2023, às 19h – Martírio (Documentário. Classificação 14 anos. Direção Ernesto de Carvalho, Vincenti Carelli e Tatiana Almeida. 2017)

Sinopse: Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.

·         Sábado, 23/09/2023, às 15h – Tainá, Uma Aventura na Amazônia – (Ficção/Aventura. Classificação livre. Direção Mauro Lima, Rosane Svartman, Sérgio Bloch e Tânia Lamarca.2001)

Sinopse: A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vítima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá  (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.

·         Sábado, 23/09/2023, às 17h – Curtas I

XINA BENA – Novos tempos – (documentário. 52min)Odia-a-dia da aldeia Huni Kui de São Joaquim, no estado do Acre. Augustinho, Pajé e patriarca da aldeia, sua mulher e seu sogro, relembram o cativeiro nos seringais e festejam os novos tempos. Agora, com as terras demarcadas, eles podem ensinar suas tradições.

HUNI MEKA – Os cantos do cipó – (documentário. 25min) Uma conversa sobre cipó (aiauasca), “miração” e cantos. A partir de uma pesquisa do professor Isaias Sales Ibã sobre os cantos do povo Huni Kui, os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro.

·         Sábado, 23/09/2023, às 19h – Ex-Pajé (Documentário. Classificação 14 anos. Direção Luiz Bolognesi. 2018)

Sinopse: – Em Ex-Pajé, um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

·         Domingo, 24/09/2023, às 15h – Tainá II, A Aventura Continua (Ficção/Aventura. Classificação Livre. Direção Mauro Lima. 2005)

Sinopse – Anos se passaram e a indiazinha Tainá (Eunice Baía) cresceu. Agora uma pré-adolescente, ela se divide entre o enfrentamento com os bandidos e a atenção que dá a uma nova amiga. A pequenina Catiti, de 6 anos, fugiu da sua aldeia na tentativa de imitar Tainá como protetora do meio ambiente. Juntas, elas vão viver muitas aventuras na floresta.

·         Domingo, 24/09/2023, às 17h – Curtas II

NGUNÉ ELÜ – O dia em que a lua menstruou – (documentário. 28min)Durante uma oficina de vídeo na aldeia Kuikuro, no alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. É preciso cantar e dançar.

IMBÉ GIKEGÜ – Cheiro de pequi – (documentário. 38 min) Ligando o passado ao presente, os realizadores kuikuro contam uma história de perigos e prazeres, de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija flores e jacarés constroem um mundo comum.

·         Domingo, 24/09/2023, às 19h – As Hiper Mulheres (Documentário. Classificação 12 anos. Direção Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kulkuro. 2013)

Sinopse – No documentário As Hiper Mulheres, com receio de que sua esposa já idosa venha a falecer, um senhor de idade pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Cine Henfil

Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil, que fica na Rua Alferes Gomes, 390, no Centro de Maricá, tem capacidade para 200 pessoas, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.

Sobre o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e não-partidária, que desde 1986 se dedica ao fortalecimento da cidadania por meio da educação e da comunicação.

Últimas Noticias

- Publicidade - spot_img

LEIA MAIS